Pesquisas mostram que o que comemos pode influenciar o risco de câncer, mas nem sempre está claro quais alimentos ou padrões alimentares são melhores para a prevenção do câncer. Os resultados de um novo estudo apresentado em junho no encontro anual da American Society for Nutrition sugerem que a qualidade da dieta pode ser fundamental.
O estudo, baseado em dados de mais de 65 mil mulheres na pós-menopausa que foram avaliadas por mais de duas décadas, aponta que uma dieta saudável à base de vegetais está associada a um risco 14% menor de câncer de mama.
“Essa descoberta destaca que aumentar o consumo de alimentos vegetais saudáveis e diminuir o consumo de alimentos de origem animal e vegetal menos saudáveis pode ajudar a prevenir todos os tipos de câncer de mama”, diz o principal autor da pesquisa, Sanam Shah, doutorando do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População na Universidade de Paris-Saclay.
Para o novo estudo, os pesquisadores se concentraram também na diferenciação entre alimentos vegetais saudáveis – como grãos integrais, frutas, vegetais (incluindo oleaginosas e leguminosas), óleos vegetais e chá ou café – e alimentos de origem vegetal que o estudo categorizou como menos saudáveis, incluindo sucos de frutas industrializados, grãos refinados, bebidas açucaradas e sobremesas.
“O que é diferente em nosso estudo é que podemos destrinchar os efeitos da qualidade dos alimentos vegetais, o que não foi o foco de estudos anteriores sobre outros padrões alimentares”, aponta Shah. “Ao pontuar alimentos saudáveis, não saudáveis e de origem animal, analisamos de forma abrangente a ingestão de alimentos, considerando a ‘saudabilidade’ dos grupos de alimentos.”
Os pesquisadores analisaram dados de 65.574 mulheres na pós-menopausa vivendo na França que preencheram questionários de ingestão alimentar e foram acompanhadas por uma média de 21 anos. Ao longo do estudo, 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama. A comparação das taxas de câncer de mama entre mulheres com diferentes qualidades alimentares revelou diferenças significativas no risco de câncer entre aquelas com dietas saudáveis e não saudáveis.
As descobertas sugerem que a escolha de alimentos saudáveis à base de vegetais provavelmente é útil para a prevenção do Câncer. No entanto, Shah pontua que são necessárias mais pesquisas para avaliar as conexões entre dieta e risco de câncer em diversas populações, em particular para determinar a causalidade.
Uma resposta
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.