Dieta à base de vegetais pode ajudar a reduzir risco de câncer de mama

Foto: iStock

Pesquisas mostram que o que comemos pode influenciar o risco de câncer, mas nem sempre está claro quais alimentos ou padrões alimentares são melhores para a prevenção do câncer. Os resultados de um novo estudo apresentado em junho no encontro anual da American Society for Nutrition sugerem que a qualidade da dieta pode ser fundamental.

O estudo, baseado em dados de mais de 65 mil mulheres na pós-menopausa que foram avaliadas por mais de duas décadas, aponta que uma dieta saudável à base de vegetais está associada a um risco 14% menor de câncer de mama.

“Essa descoberta destaca que aumentar o consumo de alimentos vegetais saudáveis ​​e diminuir o consumo de alimentos de origem animal e vegetal menos saudáveis ​​pode ajudar a prevenir todos os tipos de câncer de mama”, diz o principal autor da pesquisa, Sanam Shah, doutorando do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde da População na Universidade de Paris-Saclay.

Para o novo estudo, os pesquisadores se concentraram também na diferenciação entre alimentos vegetais saudáveis – como grãos integrais, frutas, vegetais (incluindo oleaginosas e leguminosas), óleos vegetais e chá ou café – e alimentos de origem vegetal que o estudo categorizou como menos saudáveis, incluindo sucos de frutas industrializados, grãos refinados, bebidas açucaradas e sobremesas.

“O que é diferente em nosso estudo é que podemos destrinchar os efeitos da qualidade dos alimentos vegetais, o que não foi o foco de estudos anteriores sobre outros padrões alimentares”, aponta Shah. “Ao pontuar alimentos saudáveis, não saudáveis ​​e de origem animal, analisamos de forma abrangente a ingestão de alimentos, considerando a ‘saudabilidade’ dos grupos de alimentos.”

Os pesquisadores analisaram dados de 65.574 mulheres na pós-menopausa vivendo na França que preencheram questionários de ingestão alimentar e foram acompanhadas por uma média de 21 anos. Ao longo do estudo, 3.968 participantes foram diagnosticadas com câncer de mama. A comparação das taxas de câncer de mama entre mulheres com diferentes qualidades alimentares revelou diferenças significativas no risco de câncer entre aquelas com dietas saudáveis ​​e não saudáveis.

As descobertas sugerem que a escolha de alimentos saudáveis ​​à base de vegetais provavelmente é útil para a prevenção do Câncer. No entanto, Shah pontua que são necessárias mais pesquisas para avaliar as conexões entre dieta e risco de câncer em diversas populações, em particular para determinar a causalidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *