Categorias: NotíciasSaúde

Dieta à base de vegetais pode reduzir risco de desenvolvimento de câncer de próstata

Maior consumo de alimentos vegetais saudáveis ​​pode estar associado a um menor risco de câncer de próstata fatal entre homens mais jovens (Foto: Pixabay)

De acordo com um estudo publicado em setembro no periódico da Associação Americana de Urologia (AUA), uma dieta à base de vegetais pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

A conclusão é baseada em avaliações de 47.243 homens que tiveram acompanhamento de saúde por até 28 anos. “A priori, formulamos a hipótese de que uma dieta à base de vegetais estaria associada a um menor risco de cânceres avançados e letais, e entre os homens com menos de 65 anos.”

O estudo avaliou dados de 6.660 homens diagnosticados com câncer de próstata, incluindo 516 em estágio avançado, 958 em estágio de letalidade e 807 mortes provocadas pela doença. E, com base em hábitos alimentares, a conclusão foi de que uma dieta à base de vegetais pode reduzir o risco de câncer de próstata e sua letalidade.

“Além dos benefícios bem estabelecidos para a saúde geral e o meio ambiente, os dados deste estudo prospectivo fornecem evidências de que maior consumo de alimentos vegetais saudáveis ​​pode estar associado a um menor risco de câncer de próstata fatal entre homens mais jovens”, destaca.

“Vários benefícios à saúde”

“As dietas à base de vegetais estão associadas a vários benefícios à saúde, bem como a um impacto ambiental favorável. Em relação ao câncer de próstata, estudos anteriores sugerem um papel benéfico de alimentos de origem vegetal (por exemplo, tomates com licopeno) e um papel potencialmente prejudicial de alimentos de origem animal (por exemplo, carnes e laticínios).”

No entanto, o estudo frisa que ainda pouco se sabe sobre os padrões alimentares envolvendo uma dieta à base de vegetais e sua relação com menor desenvolvimento de câncer de próstata.

O estudo “Association of plant-based dietary patterns wirh prostate cancer risk”, publicado no The Journal of Urology, foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) e teve o apoio da Fundação do Câncer de Próstata.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Posts Recentes

Quanto vale a vida de um animal?

Viu um bezerro caído na estrada. “Foi atropelado?” Parou o carro e desceu. O animal…

4 semanas ago

Uma lâmina serve quanta violência no matadouro?

Ver um animal vivo e pouco depois observá-lo morto causou-lhe mal-estar. Estava ali para testemunhar…

4 semanas ago

Como os porcos vivem pouco

Não faz aniversário. Não passa de meio ano de vida. O que pode ser comemorado…

4 semanas ago

SP: Santuário Filhos de Shanti precisa de doações com urgência

Com sede em Pindamonhangaba (SP), o Santuário de Animais Filhos de Shanti está pedindo ajuda para arrecadar…

4 semanas ago

Mercado de alimentos veganos crescerá 42% até 2025

Um relatório da Business Research Company estima que o mercado de alimentos veganos crescerá 42%…

4 semanas ago

Novilha é enviada para santuário após escapar de matadouro em NY

Uma novilha que escapou este mês de um matadouro da cidade de Nova York foi…

4 semanas ago