Notícias

Estudo sugere que não consumir carne pode fazer bem ao coração

Singh disse que segue uma dieta à base de vegetais, rica em alimentos integrais, e aconselha seus pacientes a alimentarem-se da mesma forma (Foto: Acervo PCRM)

Um estudo coordenado pela Dra. Zahra Raisi-Estabragh, pesquisadora da Universidade de Londres, aponta que o consumo de carne pode ter impacto negativo na saúde. A conclusão foi baseada em análises das funções cardíacas e hábitos alimentares de mais de 19,4 mil pessoas.

Segundo a pesquisadora, aqueles que consomem carne processada regularmente ou que comem muita carne apresentaram mais limitações das funções cardíacas, como ventrículos menores e artérias mais rígidas.

O estudo analisado pela Sociedade Europeia de Cardiologia também foi divulgado em abril pela Universidade da Califórnia em San Diego. “Você meio que é o que você come, e o que você come o afeta muito mais cedo do que você pensa”, disse a Dra. Tamanna Singh, membro do Conselho de Prevenção de Doenças Cardiovasculares do American College of Cardiology e que também participou do estudo.

“Queríamos observar com mais detalhes o impacto da ingestão de carne em diferentes aspectos da saúde cardiovascular”, acrescentou a Dra. Zahra Raisi-Estabragh.

De acordo com a pesquisadora, o estudo foi observacional, o que significa que não prova causa e efeito. No entanto, destacou que isso sugere que deixar de consumir carne processada e vermelha pode fazer bem ao coração.

Pesquisadora aconselha uma dieta à base de vegetais

Para o estudo, as pesquisadoras analisaram imagens por ressonância magnética cardíaca, que os médicos utilizam para avaliar quanto sangue está sendo bombeado pelo ventrículo. Também avaliaram a elasticidade dos vasos sanguíneos, considerando que artérias nessas condições são mais saudáveis.

“Claro, isso tem que ser interpretado no contexto de outras evidências e outros estudos que consideram todos os diferentes aspectos da dieta, o que também pode influenciar o impacto da carne na saúde”, ponderou a Dra. Tamanna Singh, que é codiretora do Centro de Cardiologia do Esporte da Fundação Clínica de Cleveland, em Ohio.

Segundo publicação da Universidade da Califórnia em San Diego, Singh disse que segue uma dieta à base de vegetais, rica em alimentos integrais, e aconselha seus pacientes a alimentarem-se da mesma forma. “Ela se questionou o que as imagens revelariam sobre esse tipo de alimentação à base de vegetais em comparação com a ingestão de peixes gordurosos e de carnes vermelhas e processadas.”

A observação foi feita porque o estudo não foi realizado com pessoas que não consomem nada de origem animal.

David Arioch

Jornalista (MTB: 10612/PR), mestre em Estudos Culturais (UFMS) com foco em pesquisa sobre veganismo e fundador da Vegazeta.

Visualizar comentários

  • Não consumir carne faz muito bem ao coração humano, mas ao coração dos animais faz um bem maior ainda, porque ele continua batendo.

Posts Recentes

O bezerro no prato e o som de tripa de carneiro

Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…

1 semana ago

O abate que (quase todos) ignoram

No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…

2 semanas ago

Uma reflexão sobre a violência por trás do leite

No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…

3 semanas ago

Por que ser cruel com os animais?

Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…

1 mês ago

Ser vegano “é coisa de mulher”?

Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…

2 meses ago

Uma crítica ao “veganismo de mercado” a partir do pensamento de Habermas

Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…

3 meses ago