
A nova lei (13.873/2019) que regulamenta vaquejadas e rodeios, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, entrou em vigor nesta quarta feira (18) após publicação no Diário Oficial da União.
Nascida de uma proposta do senador Raimundo Lira (MDB-PB), e aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto, a lei reconhece o rodeio, a vaquejada e laço “como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial”, sob a alegação de serem “atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira”.
A lei também beneficia, por extensão, atividades como enduro, hipismo rural, provas de velocidade, cavalgada, cavalhada, concurso de marcha, corrida e polo equestre.
No dia 17 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que sancionaria a lei assim que chegasse às suas mãos. O compromisso foi ratificado durante a 64ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos (SP), quando Bolsonaro declarou ser contra o “grupo do politicamente correto, que quer impedir festas desse tipo no Brasil”.
“Respeito todas as instituições, mas lealdade eu devo a vocês. O Brasil está acima de tudo. Neste momento em que muitos criticam a festa de peões e a vaquejada, quero dizer com muito orgulho que estou com vocês. Não existe politicamente correto. Existe o que precisa ser feito”, discursou.
No dia 20 de agosto, após aprovação na Câmara, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) criticou a proposta, a classificando como um atentado contra os animais. “Votar isso é admitir que, embora estejamos em 2019, pouco evoluiu o ser humano. Imagine puxar o rabo de um animal até que ele seja laçado ao chão, isso é normal?”, questionou.
Em defesa do PL, o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que é veterinário e que os animais que participam de “esportes equestres não são maltratados”. “Esses animais são bem alimentados, bem cuidados”, disse.
17 respostas
É lamentável o que o sr BOLSONARO
Está fazendo !! E MALTRATO
ANIMAL SIMMMMMM!! Eles estes psicopatas que são os peões fazem o que querem !! E UM ABSURDO
TEM QUE FREAR ESTÁ MONSTRUOSIDADE
Lamentável!
O Brasil está cada vez pior ??
Tem coisa muito mas emportante pra vcs fica descutinto vaiqueijada e esporte no nosso nordeste querido
Seu babaca deuxa trepar em vc c saco amarrado!!!!!! Baba ovo suanhora vai chegando
Vaqueijada, kkkkk porque vaca de leite e queijo é derivado de leite, por isso?
Quem fere com ferro, com ferro será ferido! A justiça Divina tarda mais não falha!??
As pessoas apostam que um presidente vai trazer muitas melhorias para o país ,em vez de tomar medidas a favor da melhoria da educaçcação,melhorias no meio ambiente,na área de saúde etc o cara aprova leis aprovando tortura de animais e tem idiotas que ainda mais concordam…o que precisa ser feito de necessário para o bem estar do povo nada…que decepção
TAMBÉM NÃO CONCORDO DE JEITO NENHUM COM ESSAS ATROCIDADES, CRUELDADES COM OS ANIMAIS, ISSO É UM ABSURDO!!!!
Gosto de ver quando esses seres humanos estúpidos são pisoteados pelos cavalos, touros, bois, vacas, etc. Os animais se vingando dos maus tratos. Acho bem feito.
Essa é a única coisa boa de um rodeio! é muito bom ver o boi pisar e quebrar o cara todo! Bando de canalhas!
Barragens presidente por sancionar a lei que aprova as festas de vaquejadas, rodeios cavalgada etc..
Seria bom que fosse aprovada uma lei que libetace as brigas de galo em nosso país. Na Tailândia Inglaterra e outros países fazem parte como esporte.
Parabéns presidente queria sugerir que sancionasse uma lei igual tem na China que político enganador tenha obrigação de se suicidar. O cara assumiu o governo e se preocupa em lei que trucida animais, a situação está ficando insustentável este cara só faz merda. Quando ele vai, assumir a presidência do Brasil. +? Eu votei neste louco e o cara não tem limites.
Crueldade agora é esporte. Lamentável.
Maldito aquele que judia ou concorda com o sofrimento dos animais.
Lei maldita.
Que decepção, como se existisse bem estar animal com tamanhas atrocidades que São feitas nesses eventos de gente sádica….
Estou decepcionada.