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Mercado de leite de aveia pode valer quase R$ 11 bilhões até 2026

“Há uma crescente demanda por leite de aveia na indústria de alimentos e isso também levará a um aumento nas vendas” (Foto: iStock)

O leite de aveia é hoje um dos produtos em ascensão no mercado de alternativa ao leite de vaca. Com sua popularidade aumentando principalmente nos últimos anos, o mercado de leite de aveia pode chegar a um valor global de quase R$ 11 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta de 6,2%, conforme relatório da Market Research Future (MRF) divulgado na semana passada.

Em diversas partes do mundo, a cada ano há mais marcas de leite de aveia, e no Brasil isso também vem ocorrendo, o que é consequência do crescente interesse por opções não lácteas prontas para serem consumidas ou utilizadas em cafés, chás, vitaminas ou em substituição ao leite de vaca em receitas.

Além disso, o mercado também cresce por meio do food service, ou seja, da oferta de leite de aveia em cafeterias, lanchonetes, restaurantes, padarias, etc. “Há uma crescente demanda por leite de aveia na indústria de alimentos e isso também levará a um aumento nas vendas”, avalia a MRF.

A tendência é de que as opções que oferecem melhor perfil nutricional terão maior destaque, já que quem busca esse tipo de produto considera essencial que haja um bom diferencial tanto em comparação com o leite de vaca quanto com outros leites vegetais.

Versão orgânica, benefícios e consumidores

Vale destacar também que entre as opções de leite de aveia disponíveis no mercado as orgânicas têm garantido maior crescimento, o que deve ser mantido nos próximos anos. A justificativa é que essas versões são mais ricas em fibras e beta-glucana, uma aliada no controle de colesterol e glicemia.

“No momento, a maioria dos consumidores prefere o leite de aveia orgânico”, frisa o relatório. Porém, o que impede um crescimento ainda maior desse mercado é o preço, o que torna o leite de aveia uma opção ainda não acessível para muitos consumidores.

Contudo, isso pode mudar com o aumento das vendas e incentivos à produção de leite de aveia, que tem potencial de atingir um público bem diverso – veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose, celíacos e pessoas que querem reduzir o consumo de laticínios.

Algumas marcas brasileiras que oferecem opções de leite de aveia:

A Tal da Castanha, Naveia, Nude. e Natuterra.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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