Opinião

Muitos sabonetes são baseados em sebo de animais

Se higienizar com um produto que tem em sua composição ingredientes extraídos do corpo de um animal abatido, morto, é algo que deveria instigar reflexão sobre nossas relações de consumo (Fotos: Reprodução)

Muitas pessoas compram e usam sabonetes e outros produtos de higiene pessoal que são baseados em ingredientes de origem animal. Exemplo comum é o uso de gordura bovina, caprina e suína como matéria-prima. Se higienizar com um produto que tem em sua composição ingredientes extraídos do corpo de um animal abatido, morto, é algo que deveria instigar reflexão sobre nossas relações de consumo.

A indústria investe massivamente em campanhas que apresentam os benefícios “inimagináveis” desses sabonetes. Por outro lado, nunca fala que o sebo extraído de bois e carneiros, assim como a banha de porco, os dois recolhidos como restolhos em frigoríficos, um barato subproduto, estão na composição de seus produtos. 

O sebo ou a banha dão origem, por exemplo, ao seboato de sódio (sodium tallowate) e a um espessante chamado de ácido esteárico (stearic acid). O segundo também é desenvolvido a partir de matéria-prima vegetal, o que tem sido feito por muitas empresas que investem em produtos mais ecológicos e livres de exploração animal.

Há também fabricantes que vão muito além, e produzem sabonetes com banha de tartaruga, incentivando a perseguição e o assassinato desses animais como matéria-prima ao prometer ao consumidor o rejuvenescimento e a diminuição das rugas, algo impossível de se alcançar com o uso de um sabonete.

Porém isso não aconteceria se a indústria de produtos cosméticos ou de higiene pessoal não usasse banha de outros animais como bovinos, caprinos e suínos. Quero dizer, um mercado abre precedente para outro que ilude o consumidor com uma suposta proposta “diferenciada”, já que se trata de um animal menos comum do que os outros mais comumente explorados nesse mercado.

Se é possível se higienizar com um sabonete de base vegetal, inclusive mais agradável aos sentidos, e que contém menos aditivos químicos e pode ser até mesmo mais barato, por que comprar um produto que em sua composição traz banha ou sebo retirado do cadáver de um animal?

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Visualizar comentários

  • Você poderia citar as marcas de sabonetes a base de gordura vegetal disponível no mercado?

    • Felipe, algumas opções que não usam: Davene - Leite de Aveia e Base Vegetal, Piatan Natural, Viventium, Trópica Botânica, Orgânico Natural, Nesti Dante, Fefa Pimenta, Daqui di Casa Ateliê, Amana Alquimia, Unevie, Orgânica, Weleda, Bhava Cosméticos - Sabonete de Coco, Arte dos Aromas, Jaci Cosméticos, Schraiber - Chá Verde e Óleo de Oliva, Vyvedas, Feito Brasil, Boutique do Corpo, Ekonativo Cosméticos, Flor de Sal Naturais, Magia Bothânica, Gaia Orgânica, Origens Fitocosméticos, Lola, Ares do Mato, Baunilha Hais, Cruda, Sapindus, Fina Flor da Terra, Sementes da Terra...

  • Porém, os produtos de higiene pessoal de origem vegetal utilizam gordura de Palma que tem efeitos no sistema reprodutor. Francamente troca-se 6 por meia dúzia no quesito males em geral.

  • Para quem possa interessar, fabrico produtos naturais e vegano para a área pet ( produtos 100% vegetal)

  • Então me desculpe a observação as plantas também estão sendo ameaçadas por exploração comercial e as gordura animais têm um alto potencial e ainda substitui todas as gorduras vegetais que são extraídas só para cosméticos e de animais são desprezadas e ainda causa impacto ambiental e sou a favor sim de usar gorduras animais e ainda porque trás resultados maravilhosos à pele .

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

10 horas ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

1 dia ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

2 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

3 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

5 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

6 dias ago