Notícias

Partido vegano vai disputar eleição em Israel no final do mês

Pesquisa recente estima que dentro de cinco anos, Tel Aviv deve contar com 20-25% de habitantes vegetarianos ou veganos (Foto: Robin Rivera)

Há pelo menos 25 mil pessoas que se identificam como veganas em Tel Aviv, além de 32 restaurantes veganos e 400 estabelecimentos considerados vegan friendly, o que aparentemente revela a ascensão do veganismo em Israel. Foi por esse motivo que Omer Shalev, de 42 anos, decidiu fundar o Tel Aviv Tivonit, um partido vegano e pioneiro que vai disputar a eleição municipal de Tel Aviv no dia 30 de outubro.

“Todo mundo identifica Tel Aviv como uma capital vegana, mas não há nem mesmo um representante vegano no conselho da cidade. Tel Aviv precisa de membros do conselho vegano que possam representar a nossa comunidade”, disse Shalev a Tazpit News Agency enquanto pedia um prato de queijo de castanha-de-caju com ervas e leite de coco.

Embora Tel Aviv seja bem vista internacionalmente como uma cidade com muitas opções para veganos, o fundador do partido lamenta que não contam com apoio ao estilo de vida vegano. “Apoiaremos eventos veganos que atrairão milhares de turistas veganos”, garante. Também faz parte das metas do Tel Aviv Tivonit a introdução de menus veganos em escolas, hospitais e em todas as instituições municipais – além da criação de um centro vegano que ofereça serviços à comunidade.

Mas o objetivo maior é o estabelecimento de um lobby vegano composto por representantes de todas as dez organizações veganas existentes em Tel Aviv. O partido vai concorrer à eleição no final do mês com 11 candidatos, seguindo as exigências legais. Personalidades famosas da TV israelense como o ilusionista Uri Geller já declararam apoio ao partido vegano, assim como empresas veganas.

Para cada vaga no conselho municipal, o partido vegano precisa de quatro mil apoiadores. Omer Shalev revela que uma pesquisa recente estima que dentro de cinco anos, Tel Aviv deve contar com 20-25% de habitantes vegetarianos ou veganos. Outras prioridades do partido são a melhora do transporte público na cidade, a criação de mais ciclovias e uma agenda verde voltada principalmente à preservação das praias.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

5 horas ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

1 dia ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

2 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

3 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

5 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

6 dias ago