Divulgada pela Organização das Nações Unidas como a maior pesquisa de opinião pública sobre as mudanças climáticas, o People’s Climate Vote, realizado pela ONU em parceria com a Universidade de Oxford e que teve o resultado divulgado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, contou com a participação de 1,22 milhão de pessoas de 50 países.
Entre as questões abordadas pela pesquisa está o reconhecimento da importância de uma alimentação à base de vegetais para combater as mudanças climáticas. Segundo o Pnud, 33% dos participantes disseram ser importante uma transição para uma dieta livre de alimentos de origem animal, considerando o impacto da agropecuária nas emissões de gases de efeito estufa.
Dos 50 países participantes, o reconhecimento além da média foi identificado no Reino Unido e na Alemanha, com 44% e 43% dos entrevistados defendendo uma dieta à base de vegetais como a melhor para quem quer contribuir com a saúde do planeta.
Além disso, segundo o Pnud, 64% dos participantes veem as mudanças climáticas como um assunto que exige ações urgentes. Vale lembrar que em 2020 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente destacou que uma dieta à base de vegetais requer menos uso de terra e água e também produz menos gases de efeito estufa.
Segundo o Pnuma, em resposta à crescente demanda por carnes e laticínios, cerca de 60% das terras agrícolas do mundo são usadas pela pecuária. Também aponta que evidências sugerem que o principal problema global não é a falta de alimentos, mas a ineficiência do sistema alimentar.
A agropecuária se sobressai também com a produção intensiva – outro agravante de problemas ambientais e de saúde, conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. “Criou um círculo vicioso, que afeta imediatamente e a longo prazo a segurança alimentar.”
Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…
Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…
No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…
Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…
No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…
Imagine que matemos animais para consumo sem impor-lhes qualquer dor, que há um meio de…