Categorias: Notícias

Segundo estudo, pugs são menos saudáveis que outros cães

Um estudo publicado esta semana pelo Royal Veterinary College, do Reino Unido, em um periódico da BMC, conclui que pugs têm mais predisposição a problemas de saúde.

“O pug diverge substancialmente das raças de cães convencionais e não pode mais ser considerado um típico cão do ponto de vista da saúde”, destaca a pesquisa.

Segundo os pesquisadores do RVC, as consequências da criação de pugs visando atender predileções estéticas humanas tornaram-se prejudiciais à saúde em geral do animal.

O estudo analisou 4.308 pugs e o comparou com 21.835 cães de outras raças, avaliando seus perfis de saúde e as possibilidades de desenvolvimento de 40 distúrbios.

A conclusão foi que os pugs são mais suscetíveis a 23 distúrbios, incluindo 54 vezes mais chances de ter síndrome obstrutiva das vias aéreas, 51 vezes mais chances de ter problemas de estenose (narinas estreitas) e 11 vezes mais chances de infecções de dobras de pele. Além disso, em proporcionalidade, 17,4% dos pugs avaliados eram obesos em comparação com 6,9% dos outros cães.

“Pugs são uma raça de cães braquicefálicos que se tornou fenomenalmente popular nas últimas décadas. No entanto, há uma preocupação crescente com sérios problemas de saúde e bem-estar na raça. Para aumentar a base de evidências sobre a saúde comparativa dos pugs, o estudo teve como objetivo comparar as chances de distúrbios comuns entre os pugs e todos os outros cães sob cuidados veterinários primários no Reino Unido em 2016”, explica o estudo.

“Há uma preocupação crescente de grupos e organizações em relação aos graves problemas de saúde e bem-estar associados a essas raças braquicefálicas populares, considerando uma crescente e mundial base de evidências. Refletindo essas preocupações, o conselho atual do Grupo de Trabalho sobre Braquicefálicos no Reino Unido, que inclui membros de muitas das principais partes interessadas no bem-estar dos cães, é ‘parar e pensar antes de comprar um cão de focinho achatado’.”

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Posts Recentes

O que é a carne?

O que é a carne? Sempre que falamos em carne é mais comum uma primeira…

18 horas ago

Como a violação sexual de animais pode ser normalizada?

Como a violação sexual de animais pode ser institucionalizada e normalizada? Quando fala-se em “reprodução…

2 dias ago

Por que comemos criaturas de vontades?

Não é difícil olhar para um animal e reconhecê-lo como criatura de vontades, porque seu…

3 dias ago

Quem se importa com o sofrimento dos frangos?

No Brasil, há sempre mais frangos sendo transportados para os matadouros do que bovinos e…

4 dias ago

Brasília: Picnik Festival terá área vegana coordenada mais uma vez pela FALA

Em uma edição especial no mês das tradicionais festas juninas, o Picnik Festival terá novamente…

4 dias ago

SP: VegNice realiza mais uma Festa Junina Vegana

No domingo (26), o bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), recebe mais uma Festa…

4 dias ago