Um estudo apresentado este mês no Congresso Europeu Sobre Obesidade (ECO) aponta que uma dieta vegetariana pode garantir níveis mais baixos de marcadores de doenças.
A conclusão é resultado de um trabalho coordenado pelo Dr. Carlos Celis-Morales, da pesquisador da Universidade de Glasgow. Com o apoio de uma equipe, ele analisou dados de mais de 166 mil pessoas de 37 a 73 anos que não fizeram nenhuma grande mudança na alimentação nos últimos cinco anos.
“Além de não comer carne vermelha e processada, que tem sido associada a doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, as pessoas que seguem uma dieta vegetariana tendem a consumir mais vegetais, frutas e oleaginosas que contêm mais nutrientes, fibras e outros compostos potencialmente benéficos”, avalia Celis-Morales.
“Essas diferenças nutricionais podem ajudar a explicar por que os vegetarianos parecem ter níveis mais baixos de marcadores de doenças que podem levar a danos celulares e doenças crônicas.”
O Dr. Carlos Celis-Morales e sua equipe examinaram a associação da dieta de vegetarianos e de pessoas que consomem carne com 19 biomarcadores de sangue e urina relacionados ao diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, problemas no fígado, saúde óssea e articular, além da função renal. Os vegetarianos tiveram melhores resultados em relação a 13 biomarcadores.
“Nossas descobertas oferecem um verdadeiro campo de reflexão”, disse o Dr. Carlos Celis-Morales, acrescentando que biomarcadores podem ter efeitos bons e ruins para a saúde, promovendo ou prevenindo câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas à idade e outras condições crônicas.
Os vegetarianos levam vantagem em relação a biomarcadores de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), apolipoproteína A (ligado a doenças cardiovasculares), apolipoproteína B (também ligado a doenças cardiovasculares), gama-glutamil transferase (GGT), alanina aminotransferase (AST), marcadores de função hepática que indicam inflamação ou dano às células, fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1), urato, proteína total e creatinina.
Por outro lado, o pesquisador Dr. Carlos Celis-Morales ressalta que as evidências dos benefícios metabólicos associados a ser vegetariano não são bem claros, e que nenhuma conclusão pode ser tirada sobre causa e efeito diretos.
Clique aqui para ter acesso ao release encaminhado pelo pesquisador Dr. Carlos Celis-Morales e publicado na Science Daily.
Em “O Polonês”, seu mais recente romance publicado no Brasil, o escritor sul-africano J.M. Coetzee,…
No livro “A Idade do Ferro”, de J.M. Coetzee, que se passa durante os últimos…
No filme belga “O Jovem Ahmed”, dos irmãos Dardenne, Ahmed (Idir Ben Addi), após cometer…
Quando se aceita que não há crueldade no que se faz contra os animais, como…
Ser vegano “é coisa de mulher”? Autoras como Carol J. Adams trazem contribuições para pensarmos…
Estudado em escolas de comunicação social do mundo todo e falecido recentemente, o filósofo e…