Pesquisar
Close this search box.

Ativistas realizam em SP manifestação contra o descaso com o meio ambiente

Aline Setara: “Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender” (Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)

No domingo (25), a partir das 14h, ativistas vão realizar a manifestação “Juntos Pela Amazônia” no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), contra o descaso com o meio ambiente no Brasil. O encontro será no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como Oca.

“Vamos juntar nossas forças. Será um evento pacífico e todos aqueles que estão tristes e preocupados com esse rumo horrível, com esses absurdos que têm acontecido no país em relação à questão ambiental, serão bem-vindos. Podem pintar o rosto, levar cartaz, estampar camiseta, etc”, explica uma das organizadoras, Aline Setara.

E acrescenta: “O objetivo é encontrarmos uma maneira de parar tudo isso, por meio da nossa união e troca de ideia. Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender.”

Vale lembrar que deve ser votado nos próximos dias no plenário da Câmara dos Deputados o PL do Licenciamento (3729/2004), que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental no país. O projeto ganhou um substitutivo que altera os principais pontos da proposta original.

Tendo como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que defende a diminuição dos padrões de proteção ambiental no país sob a justificativa de “destravar a economia”, o substitutivo prevê autolicenciamento para inúmeras atividades que também são apontadas como responsáveis por impactos ambientais. A proposta também ignora as avaliações feitas por técnicos responsáveis pela gestão de Unidades de Conservação (UCs), entre outros pontos considerados preocupantes.

A exigência de licenciamento ambiental surgiu no Brasil na década de 1980 pra tentar conter o elevado crescimento de práticas como grilagem, desmatamento e violência decorrentes da exploração da Amazônia. No caso do Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC), a preocupação é que a situação resgate os maus índices do passado.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

2 respostas

  1. Sera que tb vao ter ideia pra acabar com a poluiçao de Sao Paulo e trazer o rio Tietê que tambem era o rio vivo a vida???? O Brasil nao é sò Amazona e la ja nao é de hoje o desmatamento…as queimadas corre o Brasil inteiro a poluiçao corre o Brasil inteiro Valinhos em tempo antigo era so arvores e campos hoje que se vê é condomini pra cada esquina nao é so o Amazona que precisa de socorro ambiental acorda Brasil o povo fala lindo..mais nao recicla nem o proprio lixo??essa é a realidade do Brasil..o povo quer ensinar os governantes a cuida da flora mais nao cuida nem do quintal de casa …To se foda pra politica muitos metem boca..mais nao levanta o rabo pra fazer um trabalho social, ajuda alguem..os que fazem sao pouco ..vixi pronto falei????

    1. Pq vc não vem também para manifestação? reclamação por comentário na internet não costuma surtir efeito…vc precisa também pressionar pessoalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *