Artistas pintam murais com tinta que purifica o ar poluído no México

Os criadores do projeto dizem que os murais devem neutralizar o equivalente à poluição criada por cerca de 60 mil veículos por ano. A tinta dura cerca de 10 anos

“A arte faz parte da mudança porque não é mais apenas uma foto ou um livro, mas agora é parte da rua e se torna parte da cidade” (Foto: Absolut Street Trees/Boa Mistura)

A Cidade do México pode ser famosa por seu smog, mas também é famosa por seus murais, e agora os dois se uniram de uma forma inovadora. A iniciativa Absolut Street Trees envolve artistas pintando murais gigantes na cidade usando tinta Airlite, que purifica o ar poluído em um processo semelhante à fotossíntese.

Um dos murais – uma gigantesca árvore de 35 metros na movimentada avenida Paseo de la Reforma – foi produzido pelo coletivo espanhol Boa Mistura, enquanto os artistas mexicanos Revost e Seher One pintam outras duas obras. O projeto é apoiado pela fabricante francesa de álcool Pernod Ricard.

Quando a tinta é exposta à luz solar, o ar circundante é oxigenado através de uma reação química. Os criadores do projeto dizem que os murais devem neutralizar o equivalente à poluição criada por cerca de 60 mil veículos por ano. A tinta dura cerca de 10 anos.

“A arte faz parte da mudança porque não é mais apenas uma foto ou um livro, mas agora é parte da rua e se torna parte da cidade”, explicou Revost em um vídeo. “Eu me sinto bem porque posso trazer mudanças ambientais através do meu trabalho.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here