Artistas pintam murais com tinta que purifica o ar poluído no México

“A arte faz parte da mudança porque não é mais apenas uma foto ou um livro, mas agora é parte da rua e se torna parte da cidade” (Foto: Absolut Street Trees/Boa Mistura)

A Cidade do México pode ser famosa por seu smog, mas também é famosa por seus murais, e agora os dois se uniram de uma forma inovadora. A iniciativa Absolut Street Trees envolve artistas pintando murais gigantes na cidade usando tinta Airlite, que purifica o ar poluído em um processo semelhante à fotossíntese.

Um dos murais – uma gigantesca árvore de 35 metros na movimentada avenida Paseo de la Reforma – foi produzido pelo coletivo espanhol Boa Mistura, enquanto os artistas mexicanos Revost e Seher One pintam outras duas obras. O projeto é apoiado pela fabricante francesa de álcool Pernod Ricard.

Quando a tinta é exposta à luz solar, o ar circundante é oxigenado através de uma reação química. Os criadores do projeto dizem que os murais devem neutralizar o equivalente à poluição criada por cerca de 60 mil veículos por ano. A tinta dura cerca de 10 anos.

“A arte faz parte da mudança porque não é mais apenas uma foto ou um livro, mas agora é parte da rua e se torna parte da cidade”, explicou Revost em um vídeo. “Eu me sinto bem porque posso trazer mudanças ambientais através do meu trabalho.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *