Ativistas realizam ato contra retorno dos rodeios em Sorocaba (SP)

“É um projeto que não traz benefícios para a população de Sorocaba, somente para empresários” (Foto: André Silva)

Amanhã (22), às 9h, ativistas em defesa dos animais se reunirão em frente à Câmara Municipal de Sorocaba (SP) para protestar contra um projeto de lei que visa o retorno dos rodeios. A proposta será votada pela manhã em sessão extraordinária.

Sugerida pelo vereador Vinícius Aith (PRTB), o PL 213/2021 prevê a realização de montarias, prova de três tambores, team penning, work penning, cavalgada, hipismo, provas de rédea, cuatiano e rodeio com touros.

Na justificativa da proposta, Aith alega que o “objetivo é unir a geração de renda, lazer e cultura ao mesmo tempo em que garante o bem-estar dos animais”.

O vereador propõe no projeto de lei que 5% da arrecadação total com a venda de ingressos seja destinada para projetos sociais relacionados à causa animal.

A sugestão é vista por defensores dos animais como uma contradição, considerando que o rodeio é uma das atividades que costumam combater.

Segundo o movimento Nação Vegana Brasil, ONG Gamah e Santuário Abraço Animal, responsáveis pela mobilização, retomar a realização de rodeios é um retrocesso incompatível com o bem-estar animal:

“É um projeto que não traz benefícios para a população de Sorocaba, somente para empresários.” Segundo o Nação Vegana Brasil, 11 de 19 vereadores se comprometeram em votar contra o projeto de lei.

Para participar do ato, é recomendado o uso de máscara PFF2/N95 e levar álcool em gel. “Orientaremos com rigor o distanciamento entre ativistas. Pedimos também que usem camisetas da causa animal, levem faixas e cartazes com frases em oposição ao PL do Rodeio”, informa a fundadora do Nação Vegana Brasil, Raquel “Kaz” Sabino.

Onde?

Câmara Municipal de Sorocaba – Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Alto da Boa Vista, Sorocaba (SP).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *