Ato vegano de Natal leva conscientização às ruas do Recife

Além de uma árvore de Natal “ornamentada” com imagens de animais abatidos, houve também uma encenação da “mesa da morte” feita pelo 269life Nordeste (Fotos: Divulgação)

No último domingo (15), o ato vegano Natal Sem Sangue levou conscientização às ruas do Recife (PE). A iniciativa dos movimentos 269life Nordeste e Vozes em Luto Nordeste teve como objetivo chamar a atenção para a realidade da matança de animais para consumo, e que normalmente cresce ainda mais nessa época do ano com a alta demanda por carne.

Além de uma árvore de Natal “ornamentada” com imagens de animais abatidos, houve uma encenação da “mesa da morte” feita pelo 269life Nordeste. A apresentação consistiu em colocar um ser humano no lugar de um suíno com a intenção de instigar reflexão sobre a realidade do animal até o momento em que chega à mesa dos consumidores.

O impacto foi considerado positivo, já que os passantes paravam para assistir à intervenção cênica e para entender a proposta do Natal Sem Sangue. Os ativistas ainda aproveitaram a oportunidade para falarem um pouco sobre veganismo e para compartilharem pratos da culinária vegana.

A degustação permitiu que o público recebesse a mensagem de que é possível ter um bom Natal sem consumir nada de origem animal. Criado em 2014, o Natal Sem Sangue também foi realizado em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Ipatinga (MG).

No Brasil, são mortos cerca de oito milhões de perus a cada Natal. Desse total, aproximadamente 90% é comercializado pela BRF, segundo a própria empresa. São milhões de vidas ceifadas para saciar o “paladar natalino”. Geralmente a ave, que viveria naturalmente até os 15 anos, é morta com pouco mais de dois meses, e peso que varia de três a seis quilos, considerado o ideal para o Natal.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *