Como explicar que não devemos explorar os animais?

A transformação depende dos meios que usamos para alcançar a consciência do outro, e se isso é eficaz (Foto: Jo-Anne McArthur/We Animals)

Nem sempre é fácil lidar com situações em que as pessoas demonstram pouco interesse em mudar seus hábitos que envolvem a exploração de animais.

Até mesmo simples atos como o de socializar podem parecer não tão auspiciosos quando você sabe que terá de testemunhar pessoas consumindo alimentos que até pouco tempo atrás eram partes de um animal que caminhava, respirava, alimentava-se e dormia – e, até mais relevante do que isso, tinha sentimentos e não queria morrer em nosso benefício.

Não é fácil reconhecer que existe uma desarmonia entre o que você deseja para o mundo e o que o outro deseja, quando este não considera que os animais não merecem ser reduzidos a alimentos e outros produtos. Claro, alguém pode dizer: “Tenho dó dos animais”. Mas se tal pessoa alimenta-se deles, há uma evidente inconsonância entre o que ela pensa e faz.

A crença de que o “benefício vale o sacrifício”

Então para não refletir a respeito de algo desagradável é comum as pessoas recorrerem aos mais diferentes tipos de escusas e camuflagens da realidade. Sem dúvida, isso conta com o grande contributo da indústria que oferece todo o suporte necessário nessa jornada que perpetua a desconsideração à contumaz coisificação ou produtificação animal.

Quero dizer, a indústria te ajuda a não preocupar-se com os animais, porque te diz o que deve ser considerado ou não. Isso ocorre de forma muito simples – trabalhando e perpetuando a crença de que o “benefício vale o sacrifício”.

Isso é parte majoritária da realidade por fatores históricos e culturais. Por mais que a indústria de produtos de origem animal venda ilusões, produtos imersos em realidades (des)conhecidas e negligenciadas que proporcionem prazeres efêmeros, as pessoas compram tanto o produto quanto seu conceito e ideia porque elas não apenas aceitam tal ilusão como a aprovam e a apreciam. Afinal, foram criadas para a perpetuação dessa fruição e convicção de consumo.

Os fins justificam os meios?

Sim, a maioria dos adultos sabe que ninguém, nem mesmo um animal não humano, morre feliz por uma intervenção alheia à sua própria vontade, mas se as pessoas acreditam que uma morte não foi tão dolorosa há uma tendência ádvena de crer que “os fins justificam os meios”.

Quando lidamos com essa consciência, acredito, e aqui expresso apenas a minha opinião, que a passionalidade e o exercício de autoridade podem dificultar ou até minar a conscientização quando não ponderamos sobre nossos discursos e ações.

De fato, a humanidade é despótica com os animais não humanos. Seria muito melhor se as pessoas entendessem que alimentar-se de criaturas sencientes é sempre resultado de imposição legitimada, de ausência de escolha que não oferecemos ao outro por considerá-lo inferior e submetê-lo ao nosso domínio.

Excessos podem dificultar a consideração

Porém, se tenho uma perspectiva vegana em relação ao valor da vida animal não humana, não posso rejeitar o fato de que muitos outros não a têm, e esses outros são a maioria; e é com esses que devo dialogar caso eu queira uma mudança significativa.

Nenhuma transformação coletiva, por mais claros que sejam seus benefícios, é alcançada sem que para isso seja necessário mudar a mente das pessoas. Portanto, defendo a posição de que compartilhar sensibilidade, conhecimento e argumentar de forma ponderada sobre a exploração animal, sem os arroubos negativos da passionalidade, é o melhor caminho.

Até mesmo diante de piadinhas infames, quando alguém age de forma a subverter a expectativa do interlocutor, o surpreendendo ao não reagir em nível equiparável de vazia provocação, há maior possibilidade de consideração em relação ao que foi expressado. Ou será que ser ofensivo seja melhor? Não creio.

Conjecture a reação do interlocutor

Quando falamos com alguém sobre a exploração animal, talvez seja interessante conjecturar a reação do outro. Uma reflexão que considero válida é a seguinte: “Se alguém estivesse falando comigo dessa forma, e eu não tivesse a consciência que tenho, será que eu refletiria sobre isso?”

A transformação depende dos meios que usamos para alcançar a consciência do outro, e se isso é eficaz. Não importa se tenho a maior vontade do mundo em relação à libertação dos não humanos explorados e reduzidos a alimentos e outros produtos, porque não é somente dessa vontade que depende a conscientização humana em relação à exploração animal.

Acredito que preciso sempre ter em mente que se a minha intenção é conscientizar ou sensibilizar quem não vê nada de errado com a exploração animal, devo mostrar um caminho que o leve a aquiescer, a entender por que é importante a abstenção de alimentos e produtos de origem animal.

Seres humanos são conscientizados por formas diversas

Esse caminho é variável porque seres humanos não são sensibilizados ou conscientizados pelos mesmos motivos. Até porque pessoas têm suas individualidades, bagagens culturais, histórias de vida e predisposições a enxergarem ou não os animais como sujeitos de uma vida.

Por tais razões, acho importante ser prudente, provocativo em algumas circunstâncias específicas, porém não ofensivo – o que significa que demando constante controle sobre a passionalidade, os meus impulsos, não permitindo que tenham controle sobre mim. É fácil?

Não, porque tudo que diz respeito aos animais produtificados e à nossa impossibilidade de garantirmos que eles vivam sem sofrimento nos toca à sensibilidade e evidencia a nossa impotência em níveis diversos.

Ofensas e vulnerabilidade podem ser um problema

No entanto, vale a pena ofender pessoas ou usar termos que façam com que acreditem que há um mundo segregado entre veganos, vegetarianos, não veganos e não vegetarianos?

Como isso pode estimulá-las à reflexão? Claro que seres humanos estão em níveis dissemelhantes ou díspares de conscientização, sensibilidade e renúncia, o que significa que há muito a ser estudado e trabalhado. Também reconheço que nem sempre nossas palavras, por melhores que sejam ou mais bem fundamentadas, vão promover qualquer mudança.

Mas creio que menos ainda terão bons resultados aquelas que, como em um exercício de autoridade, estão carregadas de ofensas e vulnerabilidade; e fragilizadas em seus próprios argumentos. Afinal, derramar-se em emoção também pode ser uma forma de negar-se à razão.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *