Bambi será enviada para Santuário de Elefantes no MT

“Agora ela finalmente terá uma vida digna livre da exploração humana”, acrescentou o Nação Vegana Brasil, que atribui o resultado positivo à mobilização nacional (Foto: Tribuna de Ribeirão Preto)

Ontem (17), o desembargador Roberto Maia, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, emitiu decisão favorável à ação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal requerendo o encaminhamento da elefanta Bambi, de 58 anos, para o Santuário de Elefantes na Chapada dos Guimarães (MT).

Bambi, que foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está vivendo em cativeiro no Zoológico Municipal de Ribeirão Preto (SP) desde 2014, quando foi resgatada do Circo Stankowich.

“Em sede de cognição sumária e provisória, destaco a existência de imagens e laudos técnicos dando plausibilidade as alegações de mau-tratos robustecida pela insatisfação popular, além do perigo existente desde o próprio prolongamento do sofrimento em si, como possível morte do elefante e a especialização do SEB para acolhimento deste espécime. Por tal razão, concedo o efeito ativo na forma requerida”, argumentou Maia.

Ativistas dos direitos animais já vinham reclamando da situação da elefanta, apontando que ela estava vivendo longe de seu habitat, exposta a estresse e debilitada, conforme endossado pelo movimento Nação Vegana Brasil, que está comemorando a decisão após fazer um apelo para que as pessoas enviassem e-mail para o desembargador pedindo por uma decisão favorável a Bambi.

“Agora ela finalmente terá uma vida digna livre da exploração humana”, acrescentou o Nação Vegana Brasil, que atribui o resultado positivo à mobilização nacional. Vale lembrar também que um abaixo-assinado criado pela Bancada Vegana ultrapassou 233 mil assinaturas no Change.org.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *