Câmara pode reconhecer cidade do SE como “Disney da Vaquejada”

Na vaquejada, dois homens montados em cavalos perseguem um boi com o objetivo de derrubá-lo puxando-o pelo rabo (Fotos: Câmara/UOL)

Uma proposta legislativa que está tramitando na Câmara dos Deputados quer conceder à cidade de Lagarto, no Sergipe, o título de “Capital Nacional da Vaquejada” pelo seu potencial como “Disney da Vaquejada”, como já é conhecida na região, segundo o deputado Fabio Reis (MDB-SE), por causa de um parque considerado “o melhor do país” para a realização de vaquejadas.

Atualmente sendo analisado pela Comissão de Cultura da Câmara, o Projeto de Lei (PL) 3324/2019, de autoria de Reis, destaca que Lagarto realiza “um dos mais tradicionais eventos de vaquejada do Brasil” desde 1963.

Se aprovado, o PL ajudará a fortalecer ainda mais a prática e sua promoção no país, onde a vaquejada já foi elevada à manifestação cultural por meio da Lei 13.364/2016, sancionada pelo então presidente Michel Temer.

Prática consiste em puxar um animal pelo rabo 

Na vaquejada, dois homens montados em cavalos perseguem um boi com o objetivo de derrubá-lo puxando-o pelo rabo. A prática é classificada por defensores dos animais como cruel e antiesportiva, já que o animal é condicionado e forçado a participar da atividade que por inerência é um risco ao seu bem-estar.

“Foi criado em 2016 o Parque das Palmeiras, com o objetivo de fomentar ainda mais o esporte equestre e o mercado do cavalo quarto de milha, sendo este parque apontado como o melhor parque para a prática da vaquejada no Brasil, apelidado de ‘A Disneylândia da Vaquejada’; o primeiro coberto do país e do mundo”, diz com orgulho Fabio Reis, que defende o reconhecimento citando benefícios econômicos.

Vale acrescentar que projetos de lei com essa finalidade costumam ser também uma forma de utilizar a legislação como uma forma de se blindar contra a oposição à prática.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei.

Saiba Mais

A Lei 13.364/2016, que reconhece a vaquejada como “manifestação cultural” é resultado do Projeto de Lei (PL) 1767/2015, de autoria do deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *