Canadá: agora é a vez do fast food vegano

Um dos exemplos mais emblemáticos desse crescimento é o da rede Copper Branch, que pretende chegar a 100 restaurantes até o final de 2020 (Foto: Copper Branch/Divulgação)

Um dos exemplos mais emblemáticos do crescimento do fast food vegano no Canadá é o da rede Copper Branch, que pretende chegar a 100 restaurantes até o final de 2020. É uma meta mais do que significativa considerando que até 2018 a cadeia que oferece café da manhã, almoço e jantar contava com 40 unidades. E isso como consequência do interesse cada vez maior dos consumidores por opções veganas.

De acordo com o diretor de marketing da rede, Andrew Infantino, o crescimento do mercado de alimentos à base de plantas, e em resposta à demanda, tem favorecido não apenas opções sem ingredientes de origem animal, mas opções com foco em qualidade, sustentabilidade e inovações que possibilitem torná-las cada vez mais acessíveis.

“Orgulhosamente, atendemos milhares de clientes satisfeitos todos os dias, beneficiando o futuro de nossas comunidades e de nosso planeta”, diz. Entre as opções da rede estão burgers, bowls, mac & cheese, sanduíches, wraps, saladas, sopas, aperitivos, sobremesas e smoothies.

Outra preocupação que vem surgindo com as redes veganas de fast food é o compromisso em fazer mais do que oferecer produtos. A rede também é conhecida por doar parte de seus lucros para organizações que atuam em defesa dos animais e do meio ambiente.

Desde 2018, por exemplo, a Copper Branch firmou um compromisso com a organização Rainforest Trust para ajudar a minimizar principalmente o desmatamento em florestas tropicais. Em setembro, a empresa anunciou que o compromisso foi reforçado por seu interesse em contribuir com o combate às queimadas na Amazônia.

Para ajudar a reduzir o impacto ambiental muitas vezes associado à agropecuária, cada vez que um cliente usar o cartão de fidelidade da Copper Branch, a rede fará uma doação para a Rainforest Trust. “Continuamos a promover a sustentabilidade ambiental”, garante Infantino.

Outro exemplo de reconhecimento do crescimento do veganismo é o da rede Fresh, sediada em Toronto, que se tornou vegana em junho. Embora já oferecesse inúmeras opções para veganos, a cadeia ainda comercializava alimentos e bebidas de origem animal. As mais novas unidades da Fresh já foram abertas exclusivamente com menu vegano e pratos que incluem anéis de cebola com quinoa, bebidas e alimentos crudívoros e smoothies verdes.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade Dalhousie, em Halifax, há mais de três milhões de vegetarianos e veganos no Canadá. A emergência do vegetarianismo e do veganismo tem feito a indústria e o comércio repensarem novas abordagens e novas ofertas de alimentos e produtos.

6,4 milhões reduzindo ou eliminando o consumo de carne

No país, 6,4 milhões de pessoas já reduziram ou eliminaram o consumo de carne. Desse total, 2,3 milhões se identificam como vegetarianas e 850 mil como veganas, e tanto vegetarianos quanto veganos acabam muitas vezes consumindo alimentos e produtos de um mercado análogo. Considerando apenas o total de veganos e vegetarianos, isso representa 10% da população canadense, e a estimativa é de que o crescimento seja cada vez maior ano a ano.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *