Pesquisar
Close this search box.

Comissão da Câmara analisará PL que visa estimular ainda mais o consumo de leite

Foto: Getty

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados analisará uma proposta que visa instituir o Dia Nacional do Produtor de Leite, a ser comemorado no dia 12 de julho.

Embora pareça que a intenção seja “apenas celebrar uma data”, o Projeto de Lei (PL) 6487/2019, de autoria dos deputados Emidinho Madeira (PSB-MG), Domingos Sávio (PSDB-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), vai além disso.

O objetivo, como destacado na proposta, além de incentivar o consumo de leite e seus derivados por meio da realização de palestras, seminários e outros eventos e atividades, é debater políticas que beneficiem ainda mais o segmento.

Beneficiando a Abraleite

A escolha do dia 12 de julho coincide com a fundação da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) em 2017. A entidade é a mesma que agradeceu em 2020 o apoio da ministra Tereza Cristina para ampliar a participação do Brasil no mercado de carne de vitela – destino que agora pode atingir até cinco milhões de bezerros nascidos em fazendas leiteiras brasileiras após alteração na Instrução Normativa Nº 2, publicada pelo Mapa em 27 de janeiro de 2020.

NO PL 6487/2019, os autores afirmam que a produção de leite “tem grande importância ambiental”, ignorando que a agropecuária está entre as atividades que mais têm gerado impacto ambiental no mundo, seja pelo desperdício ou alta demanda de recursos naturais ou pela associação com desmatamento, descarte de resíduos animais e produção de metano, que é 20 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono.

Vale destacar também que neste mês de março a Agrolink publicou uma matéria informando que o consumo de leite no Brasil tem caído, e o segmento atribui a redução à crise provocada pela pandemia de covid-19.

Clique aqui para opinar sobre o projeto de lei

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Uma resposta

  1. Só pode ser piada!!! Ninguém é obrigado à consumir esse alimento que é específico ao bezerro!!! O Agronegócio devia é ter VEGONHA NA CARA!!! Alimentando as vacas com ração com soja e milho, sendo que a vaca não foi feita para digerir grãos. Ainda bem que o consumo de leite está cada vez mais fraco!!! Vão lá pedir, ao Dráuzio Varela incentivar o consumo do leite, desespero do agronegócio!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *