Corredor vegano vence competição mundial nos EUA

Este mês o corredor mongol e vegano Budjargal Byambaa venceu o GOMU 48-hour World Championships nos EUA. Byambaa ficou com o primeiro lugar depois de correr mais de 334 quilômetros em 48 horas em Hainesport, em Nova Jersey. Com isso, ele chega a 13 vitórias em competições internacionais.

O atleta vegano também é desde 2013 o recordista nacional em corridas de 24 horas na Mongólia, assim como da Icarus Florida nos EUA, que tem duração de seis dias.

Entre suas conquistas estão também duas vitórias na maior corrida de rua do mundo, a Sri Chinmoy, também conhecida como Corrida das 3.100 milhas, que tem duração de dez dias. Ele venceu a competição em 2017 e em 2019.

Sobre seu desempenho nas competições e títulos conquistados principalmente nos últimos anos, Budjargal Byambaa diz que tornar-se vegano também o ajudou a encontrar sua força interior.

“O veganismo é a escolha certa para mim.” O atleta vegano diz que consome muitos vegetais, incluindo frutas e oleaginosas. Ele conta que antes de uma competição costuma consumir abacates, bananas e nuts.

Entre as frutas mais consumidas por Budjargal Byambaa estão coco, uva, laranja, tangerina, maçã, kiwi pera e manga. Há competições em que ele mantém-se hidratado com água de coco fresca em vez de água.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *