Pesquisar
Close this search box.

Maior demanda por alimentos vegetais eleva produção de aveia no Brasil

Segundo o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, os números oficiais ainda estão muito aquém do potencial de produção, utilização e consumo de aveia no Brasil (Foto: Pixabay)

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão para o final de 2020 é de que o Brasil produza pelo menos 997,4 mil toneladas de aveia branca em uma área de 427,3 mil hectares.

Isso significa um incremento de 15% em relação a 2019. O país tem potencial de produzir muito mais em consequência do aumento da demanda por alimentos vegetais.

Segundo o agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, os números oficiais ainda estão muito aquém do potencial de produção, utilização e consumo de aveia no Brasil.

Por isso a Embrapa criou um programa de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) com foco na produção de aveia. O objetivo é orientar os produtores sobre períodos de menor risco de plantio, minimizando o impacto de eventos climáticos prejudiciais – como geadas e déficit hídrico.

No Brasil, os estados com maior potencial de produção de aveia são Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Gilberto Cunha destaca que o novo Zarc também atuará como indutor de tecnologia de produção e facultará o acesso às políticas de crédito e seguro rural.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *