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O que resta ao boi faltando pouco para morrer?

O que pesa sobre ele que não é sobre o que querem comer?

O que resta ao boi faltando pouco para morrer? O que pesa sobre ele que não é sobre o que querem comer? O fim se aproximava, e seus olhos arregalados eram como expressão dessa realidade que nunca vem estampada no prato. E precisa? Ou basta um exercício de associação sobre o que em relação ao outro é também um querer?

São quereres antagônicos, em que o desejo caprichoso de um é o fim do desejo vital de outro. Qual interesse é mais essencial? Quem come, persiste; quem é comido, inexiste. Se isso é pensado em forma de justiça, o que dizer?

O medo do boi, se é sobre o que chega como preparação para a morte, não é reação a esse fim mesmo se dizem que ele não está em estado de antecipação à própria morte? Não é tudo que o boi vive um empuxo para a morte?

Se admira um boi no pasto, se admira um boi em qualquer lugar, e esse boi é criado para morrer, como é comum, ele só está ali pela brevidade de então não estar.

A interação do boi com o mundo é a interação pela não interação, não nessa forma viva, já que é mais tocado na sua forma morta, pela atribuição de valor que é sobre a carne, não sobre o boi.

Há sempre um boi que podemos ver e tão logo já não ver, porque foi morto pelo que é imperioso sobre a vontade humana, e muitas vezes pelo interesse dos mesmos olhos que o contemplam em diferentes formas – viva e morta.

Todo boi prestes a morrer pode ter sido um boi observado e admirado por alguém, mas o que é essa admiração que persiste só pela superficialidade de uma contemplação? Não há uma contradição no admirar essa vida enquanto vive-se o constante e irrefletido interesse de arrastar o animal para a morte?

Admirar então sem desejar mudar a realidade desses animais é como observá-los com mastigadas, que normalmente não ocorrem numa simultaneidade, mas não deixam de ocorrer o tempo todo.

Leia também “Se um boi observa um boi sendo morto, desejará esse boi ser morto?“, “A luta de um boi que não escapou do matadouro” e “O homem que desistiu de matar boi“.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

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