Deputados querem saber o que o governo tem feito para conter as queimadas

Já estão planejadas seis audiências públicas para discutir a situação do Pantanal (Foto: Gustavo Basso/National Geographic)

De acordo com informações da Agência Câmara, uma comissão externa formada por deputados que estão acompanhando a realidade das queimadas no Brasil quer que o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles compareça esta semana ao plenário da casa para explicar o que o poder executivo tem feito efetivamente para conter as queimadas no Pantanal.

A comissão que cobra explicações do governo esteve no Pantanal para testemunhar de perto o impacto das queimadas. A conclusão foi de que as ações do governo estão muito aquém da seriedade da situação – inclusive com pouca disponibilidade de equipamentos e pouco pessoal qualificado para minimizar a devastação.

Segundo a comissão, até mesmo a Nasa já mostrou como o fogo tem se alastrado pela região, embora o governo tenha sido reticente e continue se eximindo de responsabilidade.

“Além das convocações, a comissão externa pretende enviar requerimentos pedindo informações à Presidência e aos ministérios da Defesa e do Meio Ambiente, entre outros órgãos do governo”, informa.

E acrescenta: “Já estão planejadas seis audiências públicas para discutir a situação do Pantanal. Um dos encontros reunirá cientistas e pesquisadores das universidades públicas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Devem participar de outras audiências representantes de comunidades tradicionais da região, do turismo e do setor agropecuário.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *