Dinamarca incentiva redução do consumo de carne

“A maioria dos dinamarqueses acredita que é importante combater a mudança climática por meio do que comemos” (Foto: Shutterstock)

Neste mês de janeiro, o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca da Dinamarca está divulgando as novas diretrizes dietéticas oficiais que fazem parte de um compromisso assumido pelo país de reduzir a pegada de carbono em 70% até 2030.

É a primeira vez que o Conselho Dietético da Dinamarca incentiva a população a consumir mais vegetais e menos carne. A justificativa é que uma mudança de hábitos alimentares é essencial para reduzir o impacto do setor de alimentos nas mudanças climáticas, além de beneficiar a saúde.

“A maioria dos dinamarqueses acredita que é importante combater a mudança climática por meio do que comemos, e seis em cada dez querem comer de forma mais favorável ao meio ambiente”, informa o ministério.

Cada dinamarquês emite três toneladas de CO2 por ano 

Os dinamarqueses emitem uma média aproximada de três toneladas de dióxido de carbono (CO2) a partir do consumo de bebidas e alimentos por ano – o que corresponde a cerca de oito quilos por dia.

Na Dinamarca, isso pode ser reduzido em até 35% cortando a carne e escolhendo alimentos que são benéficos ao meio ambiente.

“Felizmente o que é saudável para o clima normalmente é saudável para nós”, avalia o ministério em seu site, acrescentando que o potencial de ajuste de hábitos alimentares no país é grande.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *