Esportes

Djokovic diz que adotar uma dieta à base de plantas é o melhor caminho

“É sobre como essa dieta [com alimentos de origem animal] afeta o mundo, não apenas a saúde pessoal, mas também a sustentabilidade, a ecologia, os animais” (Foto: Clive Brunskill/AFP)

Em entrevista ao canal da revista norte-americana Wired no YouTube, o tenista Novak Djokovic, número 1 do ranking mundial da ATP e cinco vezes campeão de Wimbledon, disse na semana passada que adotar uma dieta à base de plantas é o melhor caminho.

Questionado por fãs se ele está sem consumir glúten, ele respondeu que sim, desde 2010, assim como livre de laticínios e açúcar refinado. “Sigo uma dieta à base de plantas, que é a evolução de toda a minha nutrição nos últimos dez anos.”

Djokovic revelou que se sente mais saudável, com mais energia, dorme melhor, se recupera melhor e consegue se concentrar mais nas quadras. “Corro mais rápido.”

Ele também destacou que evita consumir produtos de origem animal por questão de sustentabilidade, por causa do planeta. “Acho que [adotar uma dieta] plantbased é o [melhor] caminho.”

Em agosto, ele foi tema de uma matéria da AOL em que declarou que adotar uma dieta à base de plantas é uma das razões pelas quais se recupera bem. “Não tenho mais as alergias que eu costumava ter. Gosto disso.”

O atleta tem sido apontado como responsável pelo crescimento do número de restaurantes veganos em Belgrado e em outras regiões da Sérvia.

“É sobre como essa dieta [com alimentos de origem animal] afeta o mundo, não apenas a saúde pessoal, mas também a sustentabilidade, a ecologia, os animais. É com isso que me importo, por isso tenho o privilégio de fazer parte desse time”, justificou.

A declaração acima foi feita em relação à sua participação na produção do documentário “The Game Changers”, que surgiu com a missão de provar que atletas não precisam consumir alimentos de origem animal.

O filme que será lançado no próximo dia 16 tem direção de Louie Psihoyos, que venceu o Oscar em 2009 com o filme “The Cove”, e produção do cineasta vegano James Cameron, que produziu e dirigiu filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Titanic” e “Avatar”.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

1 dia ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

2 dias ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

3 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

4 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

6 dias ago

No século 19, Comte observou que humanos estavam tratando outros animais como “laboratórios nutritivos”

Em “A lição de sabedoria das vacas loucas”, Lévi-Strauss cita como Auguste Comte, mais conhecido…

1 semana ago