E se os produtos voltassem a ser animais?

Imagem: PXB

E se todos os animais que têm partes expostas neste supermercado aparecessem com vida neste lugar? Digo a mesma coisa sobre ingredientes e outros mais que estão por todos os lados deste grande espaço.

Duvido muito que caberiam aqui. As pessoas nem teriam por onde passar, e seriam minoria diante duma imensidão de criaturas não humanas. E o impacto dos sons que poderiam emitir vocalmente ou por meio de outras partes do corpo?

Estou aqui entre a seção de frios e o açougue. Já posso imaginar centenas de criaturas reivindicando suas partes violadas, fatiadas e separadas como se nunca tivessem integrado o mesmo corpo.

Que fizessem uma tremenda algazarra! Uma barulheira fenomenal! Que manifestassem da forma mais explícita possível a contestação contra essa institucionalizada subjugação.

Quantos perceberiam que uma escolha que depende de uma ausência de escolha de outrem é uma escolha gerada a partir da imposição? É conveniência perpetuada pela negação do que é o outro, do direito sobre si, sua corporalidade, sua vontade.

E se ficassem irritados e destruíssem tudo por aqui? Eu poderia dizer que estão errados? E se arrebentassem a vitrine do açougue? E se destruíssem o sistema de refrigeração da seção de frios? E se atravessassem todas as seções derrubando expositores? E se arrebentassem tudo que encontrassem?

O que ganham os animais com a exposição de suas matérias mortas para consumo humano? Alimentar para matar é bondade? Ser criado para morrer ou morrer em consequência de uma avaliação que já o define como mais valioso morto do que vivo é justo?

Apenas em um mundo de valores distorcidos, onde achamos tão normal atribuir valor monetário à vida e à morte. E o que poderiam ganhar quando já não estão aqui? Suas partes estão aqui e ali para ingestão irrefletida numa continuidade que parece infinita.

Qual é a recompensa? Quantos daqueles pacotes a um metro e meio de mim dizem que vocês estão ali? Não dizem. É o que muitos preferem. Continuo imaginando como seria tê-los aqui. Do que se encheriam os olhos das pessoas? Acredito que pelo menos os significados se multiplicariam.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *