Pesquisar
Close this search box.

Elefanta cai da arena durante apresentação de circo na Rússia

Ontem (21), em Kazan, a mais de 800 quilômetros de Moscou, na Rússia, uma elefanta caiu ao lado do público durante uma apresentação de circo.

Um vídeo disponibilizado nas redes sociais mostra o momento em que duas elefantas se estranharam e uma delas sofreu uma queda. Em pânico, a multidão começou a se retirar do local.

Segundo nota publicada pelo Circo de Kazan, que existe desde 1890, as elefantas indianas Jenny e Magda “não apresentaram nenhum tipo de perigo, apenas tiveram uma súbita mudança de humor, que é comum na primavera.”

Oposição ao uso de animais em circos 

O chamado “incidente” é um exemplo previsível do que pode acontecer quando animais que não nasceram para o cativeiro vivem uma realidade de exploração com fins de entretenimento.

Afinal, imagine a experiência de ser submetido a confinamento e treinamentos exaustivos que acabam em maus-tratos.

Não é à toa que no mundo cresce a oposição ao uso de animais em circos, inclusive com o aumento do número de santuários de elefantes. O Brasil mesmo tem um na Chapada dos Guimarães (MT).

Não é nenhuma novidade que muitos animais nesse meio acumulam traumas em decorrência da privação, ausência de contato familiar e uma rotina severa.

A tragédia da Elefanta Tyke

Até hoje, um dos exemplos mais emblemáticos das consequências da má intervenção humana na vida de animais selvagens usados em circos é o da elefanta africana Tyke, que em 1994 se revoltou com o seu treinador e o matou pisoteado durante um espetáculo.

Abalada emocionalmente, a elefanta, que vivia situações diárias de estresse extremo, fugiu pelas ruas de Honolulu, no Havaí, onde acabou morta no centro da cidade com 87 tiros. Quando se aproximaram de Tyke, antes do suspiro final, ainda havia lágrimas em seus olhos.

A sua história é contada na íntegra no documentário “Tyke Elephant Outlaw”, de Susan Lambert e Stefan Moore, lançado em 2015, que discute a ignorância, os abusos e os riscos de se levar um animal selvagem para viver uma realidade que não condiz com a sua natureza.

Saiba Mais

No Brasil, apenas 12 estados proibiram uso de animais em circos até hoje.

https://twitter.com/NewsInt_/status/1373647344936357891?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1373647344936357891%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bfmtv.com%2Finternational%2Frussie-une-enquete-ouverte-apres-une-dispute-d-elephants-en-plein-cirque_AD-202103220279.html

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *