Ex-funcionária de matadouro relata que é preciso degolar 28 frangos por minuto

Cada funcionário mata 12 mil frangos por turno (Fotos: Chicken Save/Aitor Garmendia)

A organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) divulgou este mês uma entrevista com uma ex-funcionária da Tyson Foods. A multinacional sediada nos EUA é uma das maiores empresas de processamento de carne do mundo.

Lakesha Bailey deixou o trabalho em maio, por receio de transmitir a covid-19 para sua mãe. A preocupação se intensificou depois que o matadouro onde trabalhava no estado da Virgínia identificou 257 funcionários contaminados com o novo coronavírus.

Segundo Lakesha, quem trabalha na linha de abate da Tyson Foods precisa degolar pelo menos 28 frangos por minutos – o que significa 12 mil frangos mortos por turno por cada funcionário. Além da violência incessante contra os animais, ela relatou que é impossível manter distanciamento social nesse tipo de trabalho.

Chão cheio de sangue e fluidos corporais 

Ainda assim, o tempo dos funcionários é cronometrado, porque se ficam abaixo da meta recebem uma advertência. “Como você pode se distanciar socialmente com demandas tão altas? É realmente impossível”, reclamou Lakesha.

Segundo a ex-funcionária, é comum o chão da linha de abate ficar encharcado de sangue, urina e outros fluidos corporais. “Há uma boa chance de que o suor possa cair sobre o produto por causa do calor”, disse.

De acordo com a PETA, a realidade do abate citada por Lakesha, que envolve uma grande empresa de produtos de origem animal, é prática cotidiana da indústria da carne.

Para a organização, a melhor forma de combater isso é deixando de contribuir com esse sistema, ou seja, abdicando do consumo de frango e tornando-se vegano.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *