Experimento com escova diz muito sobre a sensibilidade das vacas e a importância do pasto

Vaca sente prazer ao se esfregar em escova mecânica que simula o pasto (Foto: Benjamin Lecorps/UBC Animal Welfare Program)

Um experimento com uma escova mecânica gigante realizado por pesquisadores do Programa de Bem-Estar Animal da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, tem mostrado como as vacas são sensíveis e sentem falta do pasto quando são mantidas em áreas de confinamento.

Na pesquisa, depois dos pesquisadores instalarem e ligarem a escova, uma vaca é motivada a se aproximar do mecanismo. Assim que ela esfrega a cabeça pela primeira vez na escova macia, parece haver uma associação com a sensação de quando um bovino deita no pasto para sentir a grama. Então a vaca continua movendo a cabeça em várias direções.

Como a sensação é bastante agradável, ela prossegue. Embora a invenção tenha sido criada com motivação comercial, para chamar a atenção dos pecuaristas para a possibilidade de oferecerem esse tipo de mecanismo em suas propriedades, a invenção cumpriu um outro papel.

Afinal, a reação das vacas usadas no experimento, que não têm acesso ao pasto, mostra o quanto a liberdade é importante para esses animais. Além disso, a reação das vacas é um atestado de sensibilidade e necessidade em sentir prazer, algo que dificilmente compõe o cotidiano animal em um contexto de condicionamento e privação.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *