Notícias

Gado brasileiro contaminado com antraz gera revolta e medo na Turquia

Criadores de animais de Gölbaşı estão furiosos, perguntando como as autoridades permitiram que os “animais infectados” entrassem no país (Foto: Hürriyet Daily News)

De acordo com informações do jornal Hürriyet Daily News, um dos mais tradicionais da Turquia, autoridades descobriram na semana passada que parte dos 3959 bovinos importados do Brasil e mantidos em uma fazenda no distrito de Gölbaşı, na capital Ancara, está infectada com antraz, doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis, e que pode ser altamente letal. A revelação está gerando revolta e medo no país.

Esta semana, após a repercussão da denúncia, as vendas de animais foram interrompidas nas vilas de Ahiboz e Günalan, no distrito de Gölbaşı ,a três quilômetros da fazenda onde o gado afetado é mantido. Criadores de animais de Gölbaşı estão furiosos, perguntando como as autoridades permitiram que os “animais infectados” entrassem no país. Eles disseram que seus negócios também foram afetados.

No entanto, o Ministério de Agricultura e Silvicultura disse que, como regra, todos os animais importados para o país são colocados em quarentena em um local específico. Também afirmou que testes são feitos por 21 dias para garantir que os animais não tenham nenhuma doença antes de serem comercializados.

Segundo a publicação, assim que os primeiros animais morreram, equipes da Diretoria de Agricultura de Gölbaşı iniciaram uma investigação para determinar por que os bois pereceram. Foi assim que descobriram traços de antraz.

Após os resultados, 60 animais do rebanho foram sacrificados e a fazenda foi colocada em quarentena. O Instituto de Carne e Leite da Turquia, responsável pela importação, afirmou ao público que a carne dos bois brasileiros abatidos não foi disponibilizada ainda no mercado, e há uma forte especulação de que todos os animais estão contaminados.

Os aldeões, que notaram que os bovinos chegaram uma semana antes da Eid al-Adha, a Festa do Sacrifício, queixaram-se de que “os animais não deveriam ter sido trazidos antes de serem checados por quaisquer doenças”. “Há um total de dez mil bovinos em Ahiboz e Günalan”, disse Şener Karatay, chefe do vilarejo. Veterinários do Ministério de Agricultura e Silvicultura já vacinaram dez mil bovinos contra antraz nos bairros próximos da fazenda afetada.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais?

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais? Hoje muito do que é discutido sobre…

44 minutos ago

No século 19, ovelhas eram arrastadas para abrir passagem entre o fogo

No século 19, durante os incêndios nos Pampas, ovelhas eram laçadas e arrastadas para abrir…

1 dia ago

Quando testemunhei um homem pelando um porco

Há algum tempo, enquanto eu visitava uma horta, um homem na propriedade rural vizinha usava…

2 dias ago

É um equívoco dizer que um animal é de laboratório

O que é um “chimpanzé de laboratório”? E um “rato de laboratório”? Ao me deparar…

3 dias ago

O problema para o animal está em ser escolhido para ser morto

Se alguém é escolhido para ser morto, o que importa é como será morto e…

4 dias ago

Quando a vaca não tinha mais leite a enviaram para o matadouro

Quando a vaca não tinha mais leite e estava debilitada decidiram enviá-la para o matadouro.…

5 dias ago