Hospital para elefantes é um alento para centenas de animais na Índia

Hospital também se tornou uma atração para turistas indianos e estrangeiros que se surpreendem com a novidade (Foto: Wildlife SOS)

Inaugurado no final do ano passado em Mathura, no estado de Uttar Padresh, um hospital para elefantes se tornou um alento para centenas de animais na Índia, segundo a Wildlife SOS.

Graças aos esforços da organização não governamental, o hospital às margens do Rio Yamuna conta com equipamento digital e sem fio de raio-x, imagens térmicas, ultrassonografia, dispositivos de tranquilização e instalações para quarentena de elefantes.

Por esses e outros fatores, o hospital também se tornou uma atração para turistas indianos e estrangeiros que se surpreendem com a novidade. E o motivo para a inauguração do hospital é bem simples.

“Acredito que, ao construir um hospital, estamos enfatizando que os elefantes precisam de medidas de bem-estar como qualquer outro animal”, disse Geeta Seshamani, cofundador da Wildlife SOS a Reuters TV.

Além disso, a Índia é um país em que, embora os elefantes sejam reverenciados como símbolo cultural e religioso, também sofrem maus-tratos, principalmente por parte de quem os explora comercialmente.

E os registros de violência podem variar desde golpes com ganchos metálicos e eletrocussão até envenenamento ou caça furtiva. Como consequência, a população de elefantes do país, que era de mais de 30 mil em 2012 caiu para pouco mais de 27 mil em 2017.

Ainda assim, a Índia responde por mais da metade da população de elefantes da Ásia, e infelizmente centenas ainda são mantidos em cativeiro. No entanto, a Wildlife SOS diz que está empenhada em contribuir para mudar essa realidade.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *