Indianos criam carne artificial com menor custo que a convencional

Diferença é de até 2,69 dólares a menos por quilo em relação à convencional carne moída de frango (Foto: Depositphotos)

A carne cultivada em laboratório pode parecer mais distante da realidade do que parece, pelo menos é isso que muitos veículos de imprensa têm destacado.

No entanto, há startups que estão empenhadas em provar que a carne artificial não é uma realidade possível apenas para as próximas décadas.

Um exemplo é a startup indiana Clear Meat, responsável pelo desenvolvimento de uma carne de frango moída que alcançou na avaliação de viabilidade em novembro um custo inferior ao da versão convencional – a diferença é de até 2,69 dólares a menos por quilo, de acordo com informações do Food-Navigator Asia.

Como a carne moída de frango é bastante consumida pelos indianos, a startup decidiu investir nesse produto, mas já buscando meios de reduzir ainda mais os custos para tornar a carne artificial mais acessível.

Paridade de preços

Por enquanto a paridade de preços, que já é considerada um grande feito no cenário das carnes cultivadas, está ocorrendo em relação à carne moída de frango, mas não ao frango inteiro, embora isso não seja um grande problema, considerando que muitos indianos preferem utilizar a carne moída da ave, ainda que o custo seja mais elevado.

“Desejamos reduzir ainda mais [o custo]”, disse o cofundador da Clear Meat, Siddharth Manvati, ao Food Navigator-Asia, deixando claro que a intenção é contribuir com a oferta de alimentos mais sustentáveis que ajudem no enfrentamento dos grandes desafios globais do nosso tempo.

Manvati também anunciou que o produto deve ser disponibilizado no mercado em breve para então definir qual será o próximo passo comercial com base na receptividade dos consumidores.

Carne artificial mais próxima da realidade dos consumidores

De qualquer forma, a iniciativa da Clear Meat, que já tem investidores interessados em seus produtos em Israel e na Turquia, além da Índia, já se destaca no cenário global ao provar que é possível produzir alternativas à carne convencional com um custo que não pareça tão distante dos consumidores.

“Nossa tecnologia é única, escalonável e otimizada para as expectativas culinárias da população indiana. Temos o prazer de oferecer nossos produtos para satisfazer as expectativas de aproximadamente dois bilhões de indianos não vegetarianos”, informa a startup em seu site.

E acrescenta: “A indústria de carne cultivada tem potencial para crescer até uma escala de consumo gigantesca de 65 bilhões de dólares apenas no mercado indiano de carne.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *