Jaca pode ajudar a reduzir efeitos colaterais da quimioterapia

Jaca “é um grande depósito de pectina”, fibra solúvel em água que neutraliza os efeitos do tratamento quando associada a outros aminoácidos

Jaca também é uma aliada no controle do diabetes (Foto: Pixabay)

Um estudo concluído este ano pelo oncologista e pesquisador Thomas Varghese, do Renai Medicity Hospital, em Kochi, na Índia, revela que o consumo de jaca pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Biomolecules do editor de periódicos científicos MDPI.

Segundo Varghese, a jaca pode ser uma aliada contra a leucopenia, uma condição agravada ou desencadeada pela quimioterapia que resulta na redução do nível de glóbulos brancos no sangue, o que favorece baixa imunidade e diminui a capacidade de combater infecções.

Para evitar isso, o oncologista decidiu recorrer ao valor medicinal da jaca, administrando junto com sua equipe uma suplementação à base da fruta para um grupo de pacientes em tratamento quimioterápico.

30 gramas de jaca em pó

Como parte de uma dieta diária, cada paciente recebeu 30 gramas de jaca em pó e os resultados foram tão positivos quanto se esperava, segundo o artigo “Efficacy of Jackfruit365™ Green Jackfruit Flour Fortified Diet on Pegfilgrastim to Prevent Chemotherapy-Induced Leukopenia”.

Os pacientes tiveram redução dos efeitos colaterais da quimioterapia. Não houve registro de leucopenia entre os participantes – o que significa que a contagem de leucócitos se manteve estável.

No estudo, Thomas Varghese explica que a jaca “é um grande depósito de pectina”, uma fibra solúvel em água que neutraliza os efeitos do tratamento quando associada a outros aminoácidos contidos na jaca. Ele destaca também que os pacientes que receberam uma quantidade regular de jaca em pó sofreram menos durante o tratamento.

O oncologista também lembra que a jaca é uma aliada no controle do diabetes, e foram os benefícios reconhecidos em pacientes diabéticos que o levou a incluí-la na dieta de quem está enfrentando a quimioterapia.

Quanto à sua utilização em pó tem sido uma alternativa para quem não encontra a fruta, assim como para períodos de escassez.

Saiba Mais

O consumo de jaca em grandes quantidades pode diminuir os níveis de açúcar no sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here