Lançamentos de sorvetes veganos dobram em cinco anos

(Foto: Mrs Plump’s)

Não é novidade que o mercado de alternativas aos laticínios está em expansão no mundo em resposta à demanda. No entanto, até que ponto esse crescimento é realmente significativo? Segundo uma pesquisa do Banco de Dados de Novos Produtos Globais (GNPD) da Mintel, concluída em agosto, o suficiente para mostrar que o mundo está mudando e, com isso, os hábitos de consumo.

“Os consumidores ao redor do mundo estão loucos por inovações à base de vegetais e sorvete não é exceção”, conclui a Mintel.

Somente o lançamento de sorvetes veganos dobrou nos últimos cinco anos. Enquanto em 2015, esses produtos representavam apenas 3% dos lançamentos, nos últimos 12 meses já respondem por pelo menos 7%.

Além disso, os lançamentos estão se adequando cada vez mais há um novo ganho de qualidade em textura, assim como melhores ingredientes e opções mais saudáveis, de acordo com a Mintel.

Por enquanto, os sabores mais populares ainda são chocolate, que responde por 26% dos lançamentos, e baunilha – com 11%. Na sequência, vem o sorvete de coco. Os três lideram o mercado global de novos sorvetes veganos.

“A recente popularidade do veganismo deixou sua marca na categoria de sorvetes. [Mas] o interesse por sorvete vegano não se restringe aos veganos. Aprendendo com seus equivalentes lácteos, os sorvetes à base de vegetais estão indo além dos sabores básicos”, avalia a Mintel.

E acrescenta: “A composição do sorvete vegano vai evoluir, incorporando novos ingredientes ao mundo do leite vegetal, como quinoa e outras sementes. Espera-se que a aveia apareça em mais sorvetes sem leite, seguindo a popularidade da aveia em bebidas à base de vegetais.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *