Categorias: EsportesNotícias

Lutador e atleta da seleção de canoagem atribui alta performance à dieta à base de vegetais

Quando o documentário “The Game Changers”, que chegou ao Brasil como “Dieta de Gladiadores”, produzido por James Cameron e Arnold Schwarzenegger, foi lançado em 2019, havia três anos que o atleta de canoagem e lutador profissional Fred Zecchini descobriu que uma dieta à base de vegetais, sem derivados de animais, é um divisor de águas para atletas de alta performance alcançarem um novo patamar.

Um dos destaques do país no caiaque polo, modalidade de canoagem, Fred conta que chegou a um ponto em que treinava intensamente, mas não conseguia mais melhorar seu desempenho – o que mudou quando ele abdicou de alimentos de origem animal.

“Ganhei a potência que precisava para evoluir meu corpo e meus resultados”, diz Zecchini, também graduado em gastronomia. A alimentação de Fred é acompanhada de uma combinação de modalidades esportivas e dança – que vão na contramão do que se poderia esperar como esportes complementares, como o basquete, por exemplo.

Dos treinos de canoagem, que começou aos 12 anos, ao longo do tempo, Fred Zecchini incluiu lutas – como boxe, jiu-jítsu, muay thai, kickboxing e MMA -, passando também a competir. Paralelamente, enquanto fazia musculação e lutas na academia da ex-namorada, frequentou aulas de ballet, para integrar o corpo masculino da formação que costumava ficar desfalcado.

Por fim, como se ainda houvesse espaço na agenda de mais de 24 horas de treinos e aulas por semana, Fred concluiu a formação em massoterapia e atende clientes em busca de relaxamento e reconexão.

Em contraponto à energia agressiva das lutas, Fred relata que mantém atividades paralelas em cuidado com a mente e o espírito, incluindo prática periódica de yoga, meditação e rituais xamânicos – práticas ancestrais onde a natureza, os animais, as plantas e o universo são entendidos como sagrados.

O atleta destaca como exemplo do poder da mente proporcionado pela maneira como vive que sua agenda, incluindo dias e horários de massoterapia, treino pessoais, aulas e personal fight para 26 alunos está toda na sua cabeça.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

Como a linguagem é usada contra muitos animais

É comum usarmos termos para distinguir-nos de outros animais, mas nessa distinção não há um…

20 horas ago

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida

O corpo bovino na água foi visto como carne perdida, não uma morte a ser…

3 dias ago

Quando uma criança viu o sofrimento de um peixe

Uma criança viu pela primeira vez um peixe sendo tirado da água. Lutava com o…

4 dias ago

O animal não cabe dentro do interesse humano

Ver o interesse dos animais não significa querer ou fazer com que esse interesse prevaleça,…

5 dias ago

Se quem mata animais profissionalmente é cruel, devemos nos perguntar, é cruel em nome de quem?

Há muito tempo quem mata animais no matadouro é associado à crueldade. Encontramos exemplos em…

6 dias ago

A morte é uma libertação para o animal explorado?

Esta semana, quando um boi teve morte súbita a caminho de um matadouro no Paraná,…

1 semana ago