Lutador e atleta da seleção de canoagem atribui alta performance à dieta à base de vegetais

Quando o documentário “The Game Changers”, que chegou ao Brasil como “Dieta de Gladiadores”, produzido por James Cameron e Arnold Schwarzenegger, foi lançado em 2019, havia três anos que o atleta de canoagem e lutador profissional Fred Zecchini descobriu que uma dieta à base de vegetais, sem derivados de animais, é um divisor de águas para atletas de alta performance alcançarem um novo patamar.

Um dos destaques do país no caiaque polo, modalidade de canoagem, Fred conta que chegou a um ponto em que treinava intensamente, mas não conseguia mais melhorar seu desempenho – o que mudou quando ele abdicou de alimentos de origem animal.

“Ganhei a potência que precisava para evoluir meu corpo e meus resultados”, diz Zecchini, também graduado em gastronomia. A alimentação de Fred é acompanhada de uma combinação de modalidades esportivas e dança – que vão na contramão do que se poderia esperar como esportes complementares, como o basquete, por exemplo.

Dos treinos de canoagem, que começou aos 12 anos, ao longo do tempo, Fred Zecchini incluiu lutas – como boxe, jiu-jítsu, muay thai, kickboxing e MMA -, passando também a competir. Paralelamente, enquanto fazia musculação e lutas na academia da ex-namorada, frequentou aulas de ballet, para integrar o corpo masculino da formação que costumava ficar desfalcado.

Por fim, como se ainda houvesse espaço na agenda de mais de 24 horas de treinos e aulas por semana, Fred concluiu a formação em massoterapia e atende clientes em busca de relaxamento e reconexão.

Em contraponto à energia agressiva das lutas, Fred relata que mantém atividades paralelas em cuidado com a mente e o espírito, incluindo prática periódica de yoga, meditação e rituais xamânicos – práticas ancestrais onde a natureza, os animais, as plantas e o universo são entendidos como sagrados.

O atleta destaca como exemplo do poder da mente proporcionado pela maneira como vive que sua agenda, incluindo dias e horários de massoterapia, treino pessoais, aulas e personal fight para 26 alunos está toda na sua cabeça.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *