Manifestação Pelo Fim do Abate de Jumentos será no domingo

Para os ativistas, é inconcebível que em 2019 um animal dócil e inteligente como o jumento tenha um fim tão cruel (Acervo: BATV)

No domingo (22), ativistas de inúmeras cidades do Brasil vão participar da 3ª Manifestação Nacional Pelo Fim do Abate de Jumentos. A iniciativa da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o fato de que mais uma espécie animal está sendo reduzida a alimentos e outros produtos após uma vida de servidão.

Para os ativistas, é inconcebível que em 2019 um animal dócil e inteligente como o jumento tenha um fim tão cruel. Inserido na cultura brasileira, os jumentos foram explorados como animais de carga por séculos. Porém, recentemente passaram a ser considerados desnecessários para essa finalidade.

Por isso, nos últimos anos alguns criadores de animais e representantes do governo brasileiro passaram a cogitar e a viabilizar o envio desses animais para os matadouros, inclusive aqueles que são abandonados pelos proprietários – o que é uma solução fácil e inadequada para um problema complexo, segundo os ativistas.

Além disso, o consumo da carne de jumento não faz parte dos hábitos dos brasileiros, até porque há uma relação de familiaridade e consideração que se perpetuou culturalmente em relação aos jumentos a partir do século 16.

No entanto, a China que mata cerca de 1,5 milhão de jumentos por ano, seja para o consumo de carne ou para a utilização na medicina chinesa, tem dialogado com o Brasil desde 2015, onde a criação de jumentos é uma tradição, para intensificar a exportação desses animais com finalidade de abate.

Em oposição ao abate de jumentos, ativistas vão realizar manifestações em diversas cidades brasileiras no domingo (22):

São Paulo (SP) – Às 14h no Masp, na Avenida Paulista

Salvador (BA) – Às 9h30 no Farol da Barra

Teresina (PI) – Às 17h na Ponte Estaiada

Porto Alegre (RS) – Às 14h no Parque Farroupilha – Monumento ao Expedicionário (Redenção)

Fortaleza (CE) – Às 9h30 na Praça dos Estressados

Rio de Janeiro (RJ) – Às 15h30 na Praia de Copacabana – Posto 3

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *