Notícias

Novo vídeo da MFA pede mais empatia pelos animais

Animais condicionados a uma vida servil em que são criados, explorados e mortos para consumo humano (Imagem: Reprodução)

Um vídeo disponibilizado hoje (17) pela ONG Mercy For Animals Brasil com duração de um minuto e narração do ator e músico Junno Andrade apresenta algumas recomendações que devemos seguir para garantir a nossa própria segurança em tempos de pandemia de covid-19.

“Mantenha pelo menos um metro de distância dos outros”, “evite ambientes com aglomerações de pessoas” e “evite tocar nos olhos, nariz e boca”. Ao mesmo tempo, as imagens da campanha “Novo Normal” que ilustram essas sugestões são de animais incapazes de garantir a própria saúde e segurança.

Isto porque estão condicionados a uma vida servil em que são criados, explorados e mortos para consumo humano. Ou seja, estão excluídos do nosso círculo de empatia, compaixão e do mínimo de consideração – relegados a ambientes insalubres, superlotados e submetidos a estresse constante.

A MFA frisa que o mundo já registrou doenças de grande escala, como a gripe espanhola, a gripe H3N2, a SARS, a gripe suína, a vaca louca e a gripe aviária H5N1, todas provenientes de animais criados para consumo.

“Precisamos inspirar pessoas e promover mudanças”

Também cita dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontando que 70% das novas doenças foram transmitidas de animais para seres humanos.

“Precisamos inspirar pessoas e promover mudanças para transformar a realidade dos animais explorados para consumo”, afirma a diretora-executiva da Mercy For Animals no Brasil, Sandra Lopes.

“Com a pandemia atual, temos a oportunidade de olhar para trás e refletir sobre as más decisões que a humanidade vem tomando. Decisões que muitas vezes representam um risco para todos. Também temos a oportunidade de olhar para o presente e melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente, com a saúde e com os animais, construindo um futuro melhor para todos”, acrescenta.

Saiba Mais

O vídeo da agência Camisa 10 foi produzido e dirigido pela produtora Squarepixel com trilha sonora da produtora de áudio Sonido.

 

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Posts Recentes

Preocupação com o meio ambiente não deve ser apenas sobre nós

É importante a conscientização sobre as mudanças climáticas e impactos ambientais associados ou não à…

1 hora ago

Sue Coe: “Animais criados para consumo são estuprados toda vez que são inseminados”

Em um vídeo com duração de cinco minutos disponibilizado pela revista ArtForum com a artista…

21 horas ago

Santuário Filhos da Luz precisa de ajuda para não fechar as portas

O Santuário Filhos da Luz, de Tramandaí (RS), que abriga mais de 300 animais, entre…

23 horas ago

Museu Mineiro recebe festival vegano no dia 21

No domingo (21), das 11h às 18h, o festival vegano Paraíso Veg será no Museu…

24 horas ago

Consumir proteína animal é financiar um sistema perverso

No Brasil, a ordem de consumo de animais é a seguinte: frangos, suínos e bovinos,…

1 dia ago

Toda hora tem boi a caminho da morte

Um percurso de criaturas pacíficas num momento pacífico? E vão lado a lado, como se…

2 dias ago