Novo vídeo da MFA pede mais empatia pelos animais

Animais condicionados a uma vida servil em que são criados, explorados e mortos para consumo humano (Imagem: Reprodução)

Um vídeo disponibilizado hoje (17) pela ONG Mercy For Animals Brasil com duração de um minuto e narração do ator e músico Junno Andrade apresenta algumas recomendações que devemos seguir para garantir a nossa própria segurança em tempos de pandemia de covid-19.

“Mantenha pelo menos um metro de distância dos outros”, “evite ambientes com aglomerações de pessoas” e “evite tocar nos olhos, nariz e boca”. Ao mesmo tempo, as imagens da campanha “Novo Normal” que ilustram essas sugestões são de animais incapazes de garantir a própria saúde e segurança.

Isto porque estão condicionados a uma vida servil em que são criados, explorados e mortos para consumo humano. Ou seja, estão excluídos do nosso círculo de empatia, compaixão e do mínimo de consideração – relegados a ambientes insalubres, superlotados e submetidos a estresse constante.

A MFA frisa que o mundo já registrou doenças de grande escala, como a gripe espanhola, a gripe H3N2, a SARS, a gripe suína, a vaca louca e a gripe aviária H5N1, todas provenientes de animais criados para consumo.

“Precisamos inspirar pessoas e promover mudanças”

Também cita dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontando que 70% das novas doenças foram transmitidas de animais para seres humanos.

“Precisamos inspirar pessoas e promover mudanças para transformar a realidade dos animais explorados para consumo”, afirma a diretora-executiva da Mercy For Animals no Brasil, Sandra Lopes.

“Com a pandemia atual, temos a oportunidade de olhar para trás e refletir sobre as más decisões que a humanidade vem tomando. Decisões que muitas vezes representam um risco para todos. Também temos a oportunidade de olhar para o presente e melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente, com a saúde e com os animais, construindo um futuro melhor para todos”, acrescenta.

Saiba Mais

O vídeo da agência Camisa 10 foi produzido e dirigido pela produtora Squarepixel com trilha sonora da produtora de áudio Sonido.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *