Nuggets vegetais da KFC se esgotam em uma hora na China

A rede de fast food KFC divulgou este mês que o primeiro teste para avaliar a receptividade dos chineses aos nuggets que imitam carne de frango não poderia ter sido melhor. Em uma hora, as mais de sete mil unidades do produto se esgotaram.

Para evitar aglomerações, a KFC informou que disponibilizou cupons de pré-venda que poderiam ser adquiridos por meio de um aplicativo. O teste serviu como referência para a Cargill, fornecedora da rede de fast food, tomar a decisão de lançar uma linha de produtos à base de vegetais sob a marca Plant Ever. Nos EUA, a KFC tem um acordo com a Beyond Meat, com quem pretende firmar uma nova parceria na China.

A oferta ocorreu em meio ao crescente interesse global de empresas de alternativas à carne em levarem seus produtos para a China, como é o caso da Impossible Foods, Beyond Meat e JUST, dos EUA, que viram no país asiático que possui a segunda maior economia do mundo um mercado-alvo importante. Além disso, o surto de coronavírus também está ameaçando a criação de frangos com fins de consumo na China.

O mercado de alternativas à carne na China já movimenta 10 bilhões de dólares por ano e tem condições de ir muito além, conforme divulgado pela Rabobank com base em dados da Euromonitor International.

Também há uma estimativa do Instituto de Pesquisas Plant & Food que aponta que antes do surto de coronavírus 39% da população da China já estava reduzindo o consumo de carne – o que é vantajoso para o mercado de alimentos não animais.

Cargill denunciada por financiar desmatamento no Brasil

Em 2019, a organização internacional Mighty Earth concluiu uma série de investigações sobre quem financia o desmatamento na Amazônia que dará lugar à formação de pastagens para o gado e terras agrícolas para o cultivo de soja destinada à nutrição de animais criados para consumo.

A lista inclui grandes empresas que atuam na indústria da carne e de soja em grande escala, como JBS, Cargill, ADM, Armaggi, Bunge e Louis Dreyfus, assim como marcas globais como Stop & Shop, Costco, McDonald’s, Walmart, Asda e Sysco.

“São essas empresas que estão criando a demanda internacional que financia os incêndios e o desmatamento”, informou a Mighty Earth, que cita também a Marfrig e Minerva Foods entre as que contribuem com a situação da Amazônia.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *