Contos e Crônicas

O menino e o boi que não virou comida

Arte: Juan Bosco

Perto da Água do Cedro, encontrei uma criança andando lado a lado com um boi. Encostei o carro, desci, pedi uma informação e perguntei se ele morava longe. O menino de nove ou dez anos apontou uma porteira aberta e uma casa de madeira no horizonte à sua direita. A postura e os olhos daquele boi me fizeram suspeitar que havia algo incomum sobre ele.

E esse boi? Ele mora com vocês? Sim, senhor. Vocês estão passeando? Isso mesmo. Como o senhor sabe? É que lá de trás vocês já pareciam companheiros. E agora, de perto, vi que esse boi não tem nenhuma marca no corpo. Pra que marcar o bicho, né? Eu que não quero ter o couro marcado. Acho que ninguém quer, né?

Pois é. Realmente…Vocês passeiam sempre? Ah, não. Só quando ele quer. E como você sabe quando ele quer? Ele encosta na porteira, esfrega a orelha. Meu pai diz que ele faz isso desde criança. Desde criança? Isso. Quantos anos ele tem? Ah, ele tem 21.

Incrível, hein? É o que todo mundo diz – comentou sorrindo. Forte desse jeito? E como ele viveu tanto? Não sei dizer não, senhor. Deve ser porque a gente nunca judiou dele, deixa ele bem solto no pasto. Isso é bom. É sim. Vocês nunca pensaram em abater ele? Não, senhor. Que isso! O Mestre é da família, é bicho que nem a gente.

Vocês não comem carne? Não. A gente só mexe com horta e pomar. Meu vô, meu pai e minha mãe falam que comer o que não nasce de novo não presta. Tá certo não. Ninguém da sua família come carne? Não, ninguém. Sempre foi assim? Não. Foi por causa de uma coisa que aconteceu com o bisa antes do meu pai nascer. O que aconteceu?

Meu bisa tinha um cemitério no fundo do sítio dele. Um dia, uma vaca entrou lá e empurrou um pedaço de bife dentro de um buraco. Depois arrastou a terra com a pata pra cobrir o bife. O bezerro dela tinha sido levado fazia acho que duas semanas. Então o bisa prometeu nunca mais comer carne, nem mexer com isso. Essa história a gente escuta desde bem pequeno.

David Arioch

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Posts Recentes

Animação contra testes em animais é premiada

O curta de animação contra testes em animais “Salve o Ralph”, produzido pela organização Humane…

7 horas ago

Estudo associa consumo de laticínios a maior risco de câncer

Um estudo realizado na China e publicado este mês no periódico médico BMC Medicine aponta…

9 horas ago

Kátia Abreu quer ampliar produção pecuária por meio da clonagem

Está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei da Senadora Kátia Abreu (PP-TO)…

10 horas ago

Como agonizam os peixes

Olhou um peixe numa fina faixa de areia onde a água mal encostava. “Que faz…

12 horas ago

Segundo estudo, consumo de carne precisa ser reduzido em 75%

De acordo com um estudo da Universidade de Bonn publicado em abril no Annual Review…

1 dia ago

PL que proíbe exigência de caução para internação emergencial de animais é rejeitado

Um projeto de lei que visa proibir a exigência de caução ou garantia similar em…

1 dia ago