Startup quer ganhar o mundo com versões vegetais de “frutos do mar”

Bolinho de caranguejo em versão à base de vegetais da Good Catch (Foto: Divulgação)

Uma startup dos EUA que tem priorizado a produção de alternativas aos peixes e aos “frutos do mar” quer ganhar o mundo com seus produtos.

O motivo é que a Gathered Foods, criadora da marca Good Catch, é especializada em um segmento para onde poucas foodtechs estão direcionando sua atenção hoje, já que a maioria continua priorizando alternativas à carne bovina – seguidas por versões vegetais de carne suína e de frango.

Além da sua expansão na América do Norte e no Reino Unido, a startup já está se inserindo em outras regiões da Europa por meio de distribuidores na Holanda e Espanha.

O momento é considerado vantajoso porque a previsão para 2025 é de que o mercado de carnes vegetais movimente o equivalente a mais de R$ 38 bilhões.

Parceria com gigante do varejo

No Reino Unido, visando acelerar a popularização e abrangência de seus produtos, a startup, que mantém uma fábrica com tecnologia de última geração em Ohio, fechou uma parceria com a Tesco, gigante do ramo varejista. Em outros países, a busca também tem sido por grandes redes de supermercados.

“À medida que continuamos a desenvolver nossa marca e expandir nossa distribuição internacional, estamos incrivelmente orgulhosos de estabelecer essa forte base de varejo”, diz a CEO da Gathered Foods, Christine Mei.

E acrescenta: “Estamos totalmente comprometidos em entregar nossos ‘frutos do mar’ de alta qualidade à base de vegetais para consumidores do mundo todo por meio de redes de varejo e food service.”

R$ 190 milhões em investimentos somente em 2020

No início do ano, a Good Catch garantiu uma impressionante rodada de investimentos equivalente a quase R$ 190 milhões, o que permitiu à marca continuar em seu caminho de expansão e produção, levando à abertura de uma grande unidade de produção na pequena Heath, em Ohio.

O que tem fortalecido a marca também é o apoio de celebridades como Woody Harrelson, Shailene Woodley, Paris Hilton e Lance Bass que estão investindo nesses produtos.

Saiba Mais

Fundada pelos chefs Derek e Chad Sarno, a Good Catch desenvolve seus produtos a partir de leguminosas não transgênicas – como ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, feijão-fava, feijão-branco e vagem.

“A combinação desses ingredientes proporciona uma textura que se assemelha à exata escamação de frutos do mar”, garante a startup.

Versões à base de vegetais de atum e búrgueres de peixes também estão entre os produtos da marca (Foto: Divulgação)
Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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