Pesquisar
Close this search box.

Supermercados deixam de comprar leite de coco de marca envolvida em exploração de macacos

“Muitos macacos são retirados de suas famílias quando são apenas bebês. Eles são mantidos acorrentados ou amarrados por longos períodos”, revelou a PETA (Imagens: PETA/Divulgação)

A rede de supermercados Target, dos EUA, anunciou neste mês de janeiro que não comercializará mais o leite de coco da marca Chaokoh.

A decisão é resultado de uma investigação da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) que revelou em 2020 que macacos são explorados na colheita da fruta utilizada pela empresa na Tailândia.

Segundo a PETA, também foi identificada uma “competição” de qual animal recolhe mais cocos. “Esses animais sensíveis estão sendo explorados”, destacou a entidade.

Redes como Costco, Wegmans, Super King Markets e Cost Plus World Market já haviam assumido o compromisso de não comercializar mais o leite de coco da marca. A PETA continua alertando outras empresas que atuam fora da Tailândia para fortalecerem o boicote.

Retirados de suas famílias

“Muitos macacos são retirados de suas famílias quando são apenas bebês. Eles são mantidos acorrentados ou amarrados por longos períodos”, revelou a entidade.

E acrescentou: “Esses animais inteligentes aos poucos enlouquecem. Levados ao desespero, andam e circulam sem parar em trechos de terra cheios de lixo.”

Presos pelo pescoço com uma coleira de metal, os macacos são forçados a subirem em árvores para coletar até mil cocos por dia, segundo a PETA.

A investigação apontou ainda que quando eles começam a resistir ou se mostram agressivos pode ser que seus dentes caninos sejam removidos “para facilitar o trabalho”.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *