Telecine estreia documentário sobre a ligação entre desmatamento e indústria da carne

Documentário de Michal Siewierski (à direita) traz Xuxa, Moby, Luisa Mell e João Gordo em crítica à política ambiental de Bolsonaro

Estreia nesta semana no Brasil pela Telecine o documentário “Amazônia em Chamas”, do cineasta indicado ao Emmy Michal Siewierski. O filme já lançado nos Estados Unidos e no Canadá mostra qual é o real custo ambiental do que está em nossos pratos e aborda a ligação entre o desmatamento e a indústria da carne.

O documentário embarca em uma jornada audaciosa para expor os reais motivos dos incêndios florestais na Amazônia e da taxa alarmante de desmatamento no Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo.

“A cobertura da mídia sobre a destruição catastrófica da Amazônia não mostra o quadro completo”, diz Siewierski. “Com ‘Amazônia em Chamas’ eu queria mostrar como as escolhas que fazemos sobre o que comemos e consumimos a milhares de quilômetros de distância impactam diretamente na floresta tropical.”

O filme – produzido junto com o músico e ativista Moby e com o empresário e ativista Peter Eastwood – destaca como a ganância corporativa, o consumo global de alimentos e a corrupção política criam condições que estão prejudicando irreparavelmente o nosso ecossistema.

“Como um antigo defensor do meio ambiente, eu conheço as consequências éticas do consumo de carne. Fiquei chocado com o que aprendemos durante a produção do ‘Amazônia em Chamas’”, disse Moby. “Este é um filme obrigatório para quem é apaixonado pela natureza e pelo combate à corrupção.”

Participações especiais

“Amazônia em Chamas” apresenta entrevistas com renomados cientistas e ativistas que tecem uma narrativa complexa que expõe os empresários e os políticos que conspiram para encher seus bolsos às custas de nosso ecossistema.

Xuxa, João Gordo, Luisa Mell e o médico Eric Slywitch são alguns dos brasileiros que participam do documentário. Xuxa, que é uma grande apoiadora da questão da proteção da Amazônia, teve destaque na produção, tendo gravado sua participação diretamente de sua casa no Rio de Janeiro.

Distribuído pela Gravitas Ventures, empresa da Red Arrow Studios, o documentário já está disponível no canal Telecine e em streaming pela Telecine Play. Para obter mais informações ou para ver um trailer, visite www.takeoutdocumentary.com.

Sobre Michal Siewierski

Michal Siewierski é um produtor de TV indicado ao Emmy, cineasta e fundador da New Roots Films. Após 15 anos como diretor e produtor comercial de TV no mundo da publicidade, Michal decidiu dedicar a sua vida à criação de filmes que possam beneficiar a humanidade e trazer mudanças positivas, combatendo a injustiça e aumentando a conscientização sobre questões importantes. Ele é o produtor de “Food Choices” e “Diet Fiction”, que foram exibidos em dezenas de países e traduzidos para mais de 20 idiomas.

Michal tem longa ligação com o Brasil, pois viveu em Brasília entre 1987 e 2003, onde cursou Engenharia Florestal na Universidade de Brasília (UnB). Falante fluente de Português, o cineasta ainda possui forte conexão com o Brasil, para onde viaja constantemente para visitar seus pais e amigos de infância.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *