Vale é denunciada por dar remédios vencidos para os animais resgatados em Brumadinho

Fernanda: “Temos feito vistorias diversas nas áreas que a Vale está implementando para o recebimento de animais” (Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo)

Hoje, a coordenadora de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, revelou durante uma audiência na Câmara de Deputados que a mineradora Vale deu remédios vencidos para os animais resgatados após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

“Temos feito vistorias diversas nas áreas que a Vale está implementando para o recebimento de animais e temos verificado a validade de medicamentos. Por incrível que pareça, nos primeiros dias, a Vale tinha providenciado medicamentos vencidos”, denunciou a coordenadora do Ibama durante audiência na comissão externa da Câmara, que está apurando o rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

Segundo informações do Correio Braziliense, Fernanda também disse que o Ibama está controlando de perto o que vem sendo feito com os indígenas de uma aldeia da etnia pataxó, nas proximidades de Brumadinho. “Eles estavam desassistidos. O Ibama chegou ao local, exigiu providências da empresa e solicitou a retirada dos peixes mortos que estavam na aldeia, com nove mulheres grávidas e um bebê recém-nascido. Os índios estavam tirando os peixes mortos com as mãos”, ressaltou.

A Vale se defendeu dizendo que os medicamentos veterinários passaram por triagem nos locais de atendimento, mas que os produtos que se encontravam com validade vencida foram descartados.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *