Veganismo é tema de livro do cartunista Eder Santos

O cartunista paulistano Eder Santos, que tem trabalhos publicados pela Gazeta Mercantil, Jornal da Tarde, Lance!, Exame, Carta Capital, IstoÉ, Veja e Época, lançou o livro de tiras de humor com temática vegana “Nhac Nhec e os não filés”.

“Sou vegano há 15 anos e não como carne há quase 40 anos. Resolvi juntar a fome de desenhar com a vontade de não comer carne”, diz.

“Disso surgiu a ideia de criar um personagem cartunesco que abordasse com humor a questão do veganismo.”

Ele explica que o livro é resultado da procura por uma leitura leve e ao mesmo tempo didática – ou “fácil de digerir e saborosamente irônica.”

Com um olhar cartunesco sobre o tema, “Nhac Nhec e os não filés” reúne historinhas em que o veganismo é apresentado como uma evolução na relação dos humanos com os animais.

“Uma referência ao que escuto repetidamente das pessoas que comem carne.”

O personagem, meio humano e meio não humano, vive o conflito da ancestralidade carnívora e o renascimento na atualidade em busca de alimento.

“Ele não percebe que o tempo tem os próprios desejos de transformação e que ele, o Nhac Nhec, é um instrumento de uma transição quase imperceptível, suave, porém, incisiva e determinada.”

Eder Santos é coautor de seis livros de cartum, duas revistas de charges e um livro didático. Além disso, possui mais de 30 prêmios em eventos de humor e trabalhos espalhados por mais de 40 países.

A obra de 70 páginas está à venda em livrarias como Comix Boop Shop, Ugra Press, Loja Monstra e Comic Boom!.

O autor também tem participado de feiras veganas para promover a obra. “Considero que todo evento é um lançamento”, avalia.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *