Pesquisar
Close this search box.

Proteção Animal Mundial e WWF se unem contra a pesca fantasma

Materiais de pesca ferem, mutilam e matam centenas de milhares de baleias, focas, tartarugas marinhas e pássaros a cada ano (Foto: Jordi Chias/naturepl.com)

A partir desta semana, a organização Proteção Animal Mundial e a WWF-Brasil, organização dedicada à conservação da natureza, vão trabalhar juntas no combate à pesca fantasma – que diz respeito aos equipamentos de pesca abandonados ou perdidos no mar, que anualmente chegam a 640 mil toneladas.

A parceria tem o objetivo de gerar evidências, definir melhores práticas, informar e influenciar tomadores de decisão, além de replicar soluções para o combate da pesca fantasma. “Isso inclui desde o desenvolvimento de materiais biodegradáveis até a criação de políticas que promovam a identificação de redes de pesca, como a que estamos pedindo à ONU”, informa a Proteção Animal Mundial.

Redes, linhas e armações de pesca são equipamentos que se transformam em armadilhas para peixes e outros animais marinhos. Inclusive são responsáveis por ferir, mutilar e matar centenas de milhares de baleias, focas, tartarugas marinhas e pássaros. Por ano, cerca de 136 mil focas e baleias são vítimas desses equipamentos. Para cada tonelada de equipamento abandonado, 125 toneladas de peixes são vitimados.

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *