Zanquetta lança hambúrguer vegetal com sabor de carne e preço popular

Cleverson conta que foram necessários alguns meses de testes até chegar a um sabor e textura que agrade diferentes paladares, incluindo veganos e não veganos (Foto: Divulgação)

Este mês, a Zanquetta Alimentos, de Curitiba (PR), lança no mercado um hambúrguer vegetal com sabor de carne e preço popular. De acordo com o fundador da empresa, Cleverson Zanquetta, foram necessários alguns meses de testes até chegar a um sabor e textura que agrade diferentes paladares, incluindo veganos e não veganos.

“Estamos lançando o hambúrguer à base de soja não transgênica com sabor de carne no início de setembro. Nosso intuito é popularizar essa opção. O hambúrguer tem peso de 56 gramas e terá preço médio de R$ 2,90 nos pontos de venda”, informa Cleverson.

No mercado de alimentos congelados desde 2013, a Zanquetta surgiu como uma casa de massas nos moldes tradicionais, ainda oferecendo opções com ovos e leite, até que a empresa teve contato com o movimento vegano alguns meses depois e decidiu se reinventar.

“Por meio de uma amiga vegetariana, conhecemos uma loja vegana em Curitiba e em parceria com eles começamos a produzir pratos veganos. Foi um sucesso imediato”, explica Cleverson, acrescentando que logo o veganismo fez com que abdicassem de todos os produtos de origem animal – tanto em casa quanto na empresa.

Com a profissionalização, e já atuando como uma fábrica vegana, a Zanquetta Alimentos começou a distribuir seus produtos em outras cidades e estados.

“Atualmente estamos em 83 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, em
restaurantes, lanchonetes, lojas, empórios e redes de supermercados.”

Sobre as dificuldades de empreender nesse mercado, o empresário ressaltou que é parte do cotidiano. Por outro lado, pontuou também como fator importante o amadurecimento tratando-se de gestão. “Isso é um eterno desafio. Também é preciso buscar por novidades, garantir sabor e qualidade ao produto.”

Atualmente a Zanquetta oferece coxinha de jaca verde, coxinha de brócolis com champignon, quibe de soja, churros com doce de coco, bolinha de queijo vegetal, rissoles de palmito e pão de mandioquinha nos tamanhos coquetel e lanches.

“Só produzimos produtos veganos e com rastreamento na escolha dos nossos fornecedores em relação a teste em animais. Ser e trabalhar com o movimento é muito especial por ser uma causa nobre e que só faz bem para todos os envolvidos”, afirma.

Questionado sobre a realidade do mercado de alimentos veganos no Brasil, Cleverson Zanquetta avaliou que hoje o cenário é alentador. “Vem crescendo a cada dia e com muita
qualidade. Ainda é pequeno na distribuição e popularização, mas acredito
que em um futuro breve será acessível a todos”, declara.

Saiba Mais

Os produtos mais vendidos da Zanquetta Alimentos são a coxinha de jaca verde e o quibe de soja.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *