Bloomberg prevê crescimento de 451% do mercado de alimentos à base de vegetais

“Esperamos que o crescimento das vendas de alternativas à carne e aos laticínios supere o dos produtos convencionais” (Foto: The Little London Vegan)

Concluído e disponibilizado neste mês de agosto, um relatório detalhado da Bloomberg Intelligence prevê crescimento de 451% do mercado global de alimentos à base de vegetais.

Isso significa atingir um valor de US$ 162 bilhões na próxima década – uma grande diferença em relação aos US$ 29,4 bilhões de 2020. A conclusão é baseada em pesquisas envolvendo mais de duas mil empresas de 135 setores do já diversificado mercado de alternativas aos alimentos de origem animal.

“Esperamos que o crescimento das vendas de alternativas à carne e aos laticínios supere o dos produtos convencionais, apoiado pela inovação, aumento da capacidade de produção, preços de varejo mais baixos, ganhos mais amplos em distribuição e maior aceitação do consumidor”, avaliam Jennifer Bartashus e Gopal Srinivasan, analistas responsáveis pelo relatório da BI.

O mercado de alternativas aos ovos e condimentos à base de vegetais pode crescer 11 vezes mais até 2030 – subindo de um valor de US$ 2,3 bilhões em 2020 para US$ 25,7 bilhões na próxima década. Já o de carnes vegetais pode ser 28 vezes maior – de US$ 4,2 bilhões para US$ 118 bilhões no mesmo período.

“Estão aqui para ficar e crescer”

O relatório, que cita o aumento do número de veganos no mundo, mas sem ignorar o interesse de outros consumidores por esses alimentos, também cita o mercado de alternativas aos laticínios como um dos que têm se desenvolvido mais rapidamente, com uma penetração que já equivale a 10% do mercado total de laticínios.

“Outras alternativas aos lácteos – incluindo iogurte, sorvete, queijo e manteiga – ainda têm uma pequena presença [no mercado] hoje, mas ajudarão no crescimento geral.”

Jennifer Bartashus avalia que o mercado de alimentos à base de vegetais não pode ser considerado como mera tendência ou modismo. “Estão aqui para ficar e crescer”, frisa.

“O crescente conjunto de opções em produtos à base de vegetais está contribuindo para que as alternativas se tornem uma opção de longo prazo para consumidores do mundo todo.”

Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *