Meio Ambiente

BMW e Land Rover financiam desmatamento ilegal no Paraguai

Matéria-prima proveniente do abate de gado criado em áreas de desmatamento ilegal está sendo utilizada para estofamento de diversos modelos de carros da BMW e da Land Rover – incluindo o Range Rover Evoque (Fotos: Divulgação/Land Rover/Earthsight)

De acordo com uma investigação da organização britânica Earthsight, grandes fabricantes de automóveis como BMW e Land Rover estão financiando desmatamento ilegal em grandes áreas florestais na parte paraguaia da região de Gran Chaco, habitat de animais como onças e tamanduás-bandeira.

“Essa destruição está sendo impulsionada por empresas pecuárias para atender a demanda internacional por carne bovina e couro”, informa a Earthsight e acrescenta que o desmatamento também está ameaçando o lar do único povo indígena paraguaio que vive em isolamento voluntário fora da floresta amazônica – os Ayoreo.

Os investigadores da Earthsight localizaram os matadouros que compravam gado dessas fazendas ilegais em Gran Chaco e rastreou a cadeia de abastecimento que transportava couro até alguns dos maiores curtumes da Europa, situados na Itália, principal destino do couro paraguaio.

Foi assim que a organização identificou que a matéria-prima proveniente do abate de gado criado em áreas de desmatamento ilegal está sendo utilizada para estofamento de diversos modelos de carros da BMW e da Land Rover – incluindo o Range Rover Evoque.

Couro de áreas desmatadas poderia cobrir Manhattan três vezes

Segundo a Earthsight, nenhuma das empresas contestou a acusação. “A maioria das exportações de carne e couro do país [Paraguai] são de terras recentemente desmatadas, até um quinto das quais ilegalmente. Estudos indicam que essas exportações são responsáveis ​​por mais desmatamento do que qualquer outra commodity.”

Entrevistando delatores do governo e conseguindo informações à paisana com grileiros de terras, a investigação da Earthsight revelou a corrupção e o tráfico de influência que tem possibilitado essa devastação ambiental.

Por ano, o couro proveniente do gado criado nessas terras desmatadas e utilizado na fabricação de carros poderia cobrir Manhattan (distrito de Nova York) três vezes. Além disso, a indústria automobilística está entre as maiores consumidoras do couro brasileiro, onde a criação de gado é a principal causa de desmatamento.

Saiba Mais

Segundo a Earthsight, nenhuma empresa de automóveis foi capaz de rastrear todo o couro utilizado em seus veículos, o que significa que o volume de couro associado ao desmatamento pode ser ainda maior.

Clique aqui para ler o relatório completo.

David Arioch S.A. Barcelos

Jornalista (MTB: 10612/PR) e mestre em Estudos Culturais (UFMS).

Posts Recentes

Uma vaca explorada já não consegue se levantar

Uma vaca já não consegue se levantar enquanto o que chamam de “sobra de leite”…

11 horas ago

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais?

Devemos apoiar a exploração não capitalista de animais? Hoje muito do que é discutido sobre…

1 dia ago

No século 19, ovelhas eram arrastadas para abrir passagem entre o fogo

No século 19, durante os incêndios nos Pampas, ovelhas eram laçadas e arrastadas para abrir…

2 dias ago

Quando testemunhei um homem pelando um porco

Há algum tempo, enquanto eu visitava uma horta, um homem na propriedade rural vizinha usava…

3 dias ago

É um equívoco dizer que um animal é de laboratório

O que é um “chimpanzé de laboratório”? E um “rato de laboratório”? Ao me deparar…

4 dias ago

O problema para o animal está em ser escolhido para ser morto

Se alguém é escolhido para ser morto, o que importa é como será morto e…

5 dias ago